Tablet da Amazon chega ao mercado custando US$ 199

Kindle Fire, o primeiro tablet da Amazon
Getty Images
Kindle Fire, o primeiro tablet da Amazon
Seul - As companhias de tecnologia asiáticas sofreram pressão de corte de preços de seus computadores tablet depois que a Amazon lançou o Kindle Fire por US$ 199 (R$ 364). Empresas de Samsung Electronics à Sony, os grandes fabricantes asiáticos de tablets têm planos ambiciosos para enfrentar a Apple, cujo iPad é o aparelho de referência nesse mercado crescente.

Mas com produtos claramente parecidos e preços muito próximos aos US$ 499 (R$ 915) do iPad básico, nenhuma delas conseguiu capturar mercado significativo junto aos consumidores da Apple. Até o momento, a Samsung vem sendo a candidata mais convincente a rival do iPad, e alguns analistas sugeriram que ela poderia perder sua segunda posição no mercado de tablets para o Fire.

A campanha de marketing dos tablets da companhia sul-coreana também vem enfrentando problemas nos últimos meses devido aos esforços judiciais da Apple para impedir a venda de tablets Samsung na Austrália, Estados Unidos e Alemanha, alegando violações de patentes e outras irregularidades.

O Kindle Fire, embora não disponha de muitos dos recursos mais avançados comuns em outros tablets, de câmeras a conexão 3G, pode representar o ponto final para muitos dos aparelhos concebidos em torno do sistema operacional Google Android.

"A escolha de preço é crucial para ganhar força no mercado de tablets. Os fabricantes rivais não conseguiram atrair consumidores porque acompanharam o preço do iPad sem acompanhar sua oferta de conteúdo", disse Adam Leach, analista do grupo de pesquisa Ovum.

"O modelo de negócios da Amazon, que tem por base o varejo, permite que a companhia subsidie o aparelho sob a premissa de que seus usuários comprarão mais em seus sites, seja conteúdo digital, sejam produtos físicos." Galaxy Tab, da Samsung; Zoom, da Motorola; e muitos outros aparelhos da Acer e Asus funcionam com o Android, que a Amazon também usa no Kindle Fire, combinado à sua loja online.

Por Miyoung Kim

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.