Modelo traz tela com alta taxa de brilho e boa resposta a gestos

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=tecnologia%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1597102024998&_c_=MiGComponente_C

Lançado recentemente no Brasil, o smartphone Optimus Black é o novo integrante da linha Optimus. O aparelho tem design sóbrio e vem com três opções de capa (preto, branco e rosa). O celular está disponível no mercado com o preço sugerido de R$ 1.500. Confira a seguir o teste feito pelo iG .

Características Físicas

O Optimus Black é bem leve, pesando apenas 109 gramas (com a bateria). O aparelho também é bem fino, com espessura é de 9,2 milímetros na região mais larga. A frente do aparelho não traz nenhum botão físico e é composta totalmente pela tela sensível ao toque.

iG
Optimus Black agrada pelas medidas compactas
Optimus Black agrada pelas medidas compactas

Os botões físicos característicos do Android (Opções, Home, Voltar e Busca) são ativados por meio de áreas sensíveis ao toque na parte inferior da tela. Na lateral esquerda o aparelho traz botões de volume e um diferencial: o botão G (mais sobre esse botão em seguida).

Na parte superior estão as duas, e únicas, entradas do smartphone, uma fone P2 e uma microUSB. Ao lado delas, os botões de liga/desliga e bloqueio/desbloqueio. A resposta do teclado sensível ao toque é ótima e fica no nível de smartphones topo de linha.

Sistema Operacional

O aparelho vem embarcado com a versão 2.2 (Froyo) do Android, sistema operacional do Google. Segundo a LG, o Optimus Black será atualizado para a versão 2.3 do Android (Gingerbread) em meados de outubro.

Bons aplicativos já vêm instalados no aparelho, como os de redes sociais (Facebook, Twitter). Há ainda programas obrigatórios em celulares com Android, como como Gmail e Gtalk.

Um diferencial do Optimus Black é a assistência técnica que a LG disponibiliza aos usuários. O Remote Call é um serviço já instalado que permite o acesso remoto de técnicos da LG ao smartphone. Ótimo para usuários mais inexperientes que não conseguem configurar algum aplicativo ou estão com problemas no aparelho.

Tela

A tela do Optimus Black possui ótima taxa de brilho. Esse aspecto é mais notado quando se usa o aparelho em ambientes com muita luz ou em um dia bem claro. Além disso, o celular conta com tecnologia que equilibra a intensidade do brilho de acordo com o ambiente. Ótimo para economizar bateria.

iG
Tela do aparelho tem boa taxa de brilho
Tela do aparelho tem boa taxa de brilho

Botão G

Posicionado na lateral do aparelho, o botão G serve como o movimento de pinça para dar zoom em páginas ou fotos. Outro recurso interessante do botão é o de slide. Quando o usuário aperta o botão e inclina o aparelho, a página web ou foto desliza na direção inclinada. É uma forma interessante de rolar páginas e fotos sem usar o dedo na tela do aparelho.

Outra função interessante do botão é o modo câmera mesmo com o celular bloqueado. Quando o botão é apertado e o aparelho é sacudido, a câmera é acionada e já fica pronta para tirar fotos. Com isso o usuário economiza tempo e passos para iniciar a câmera.

Configuração

O LG Optimus Black conta com um processador de 1GHz de um núcleo. Ele dá conta do recado na maioria dos casos, mas não é tão rápido quanto os chips de dois núcleos encontrados em smartphones mais poderosos. Durante os testes, o aparelho engasgou algumas vezes durante a navegação e na execução de alguns aplicativos, mas isso não atrapalhou o uso.

iG
Capas permitem mudar o visual do aparelho
Capas permitem mudar o visual do aparelho

O aparelho vem com um cartão de memória microSD de 4 GB. Mas quem quiser pode aproveitar a entrada para acoplar um cartão de até 32 GB. Uma câmera traseira de 5 megapixels tem bom desempenho tanto em ambientes claros como em escuros. A câmera frontal, de 2 megapixels, é usada para chamadas com vídeo.

Pontos Fracos

Um problema do Optimus Black está na transferência de arquivos. Diferentemente de outros celulares com Android, o aparelho não é reconhecido como drive quando conectado a computadores. Nos testes do iG , feitos em computadores com Windows 7 e XP, o aparelho exigiu a instalação de software adicional para transferir conteúdo.

Ficha Técnica

LG Optimus Black

Preço: R$ 1.500 (sugerido)

Especificações: Sistema operacional Android 2.2, câmera de 5 megapixels (traseira) 2 megapixels (frontal), tela de 4 polegadas, processador de um núcleo de 1 GHz, cartão de memória microSD incluso de 4 GB, expansível até 32 GB. Conexões 3G, Wi-Fi, Bluetooth, rádio FM.

A favor: Leve e fino, botão G agiliza várias tarefas, tela com boa taxa de brilho.

Contra: Processador de um núcleo, exigência de software para transferência de arquivos para o computador.

Siga o iG Tecnologia no Twitter Siga o iG Tecnologia no Twitter

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.