Pintora comemoraria seu 125º aniversário em 1º de setembro

Tarsila do Amaral é homenageada por doodle inspirado em suas pinturas
Reprodução
Tarsila do Amaral é homenageada por doodle inspirado em suas pinturas
Os internautas que acessaram a página inicial do Google, seja em português ou inglês, encontraram uma homenagem à pintora e desenhista brasileira Tarsila do Amaral. O logotipo, inspirado em suas pinturas, comemora o 125º aniversário de Tarsila, que nasceu em 1º de setembro de 1886.

A artista nasceu na Fazenda São Bernardo, em Capivari, interior de São Paulo, e foi filha de um milionário da cidade, já que ele herdou diversas fazendas no interior paulista.

A pintora começou a pintar em 1917 e estudou pintura em Paris (França). Grande expoente do movimento modernista, Tarsila aderiu às novas ideias ao retornar ao Brasil em 1922, quando conheceu outros artistas como Anita Malfati.

Uma de suas obras mais famosas, chamada Abaporu, originou o movimento antropofágico que foi idealizado por seu marido, Oswald de Andrade. A artista faleceu em 17 de janeiro de 1973 em São Paulo, após um longo período de depressão.

Os logotipos criados pelo Google para homenagear pessoas e acontecimentos históricos são chamados de doodles. Entre os artistas brasileiros que já receberam homenagens estão Fernando Pessoa e Monteiro Lobato .

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.