Um dos motivos é a produtividade dos desenvolvedores de Android que, em média, publicam mais aplicativos

O Android Market, loja de aplicativos para aparelhos com sistema operacional Android, superou a marca de 500 mil aplicativos para smartphones e tablets, de acordo com estudo da consultoria research2guidance divulgado hoje. Segundo o estudo, 37% dos novos aplicativos publicados no último mês, no entanto, foram removidos depois, por uma variedade de razões.

Segundo consultoria, Android se aproxima do iOS em número de aplicativos
Getty Images
Segundo consultoria, Android se aproxima do iOS em número de aplicativos
No mesmo período, a App Store, loja de aplicativos para iPhone, iPod Touch e iPad, chegou a 600 mil aplicativos, sendo que 24% deles foram despublicados alguns dias depois, por conta de problemas.

"A Apple 'limpa' regularmente sua loja de aplicativos, mas, mesmo assim, a taxa de aplicativos removidos é maior na loja do Android", afirmam os analistas da research2guidance em comunicado.

Segundo os analistas, o Google poderia evitar a retirada de tantos aplicativos da loja se mantivesse um sistema de aprovação dos aplicativos, semelhante ao adotado pela Apple: o desenvolvedor submete o aplicativo que é testado e, somente depois de verificado, é disponibilizado na loja. O estudo mostra que 78% dos aplicativos removidos do Android Market são gratuitos - a maioria deles seriam aplicativos em teste, versões demo e, inclusive, aplicativos com código malicioso.

A empresa também acompanha a loja de aplicativos para aparelhos com Windows Phone e a Microsoft retirou, no último mês, apenas 17% dos programas publicados. Apesar de oferecer menos aplicativos, a loja do Windows Phone, segundo a consultoria, tem potencial.

Um estudo da Distimo, publicado em abril deste ano, previa que o Android Market superaria a App Store em número de aplicativos em cinco meses, ou seja, em setembro. Como os desenvolvedores da Apple mantém o ritmo de criação de aplicativos, isso ainda não aconteceu, mas pode acontecer em breve, em vista do crescimento da loja do Android.

Desenvolvedores do Android são mais produtivos

A research2guidance também descobriu no estudo que os desenvolvedores que criam aplicativos para o Android são mais produtivos do que os fiéis à Apple. Esses profissionais publicaram, em média, seis aplicativos no Android Market desde seu lançamento, enquanto os desenvolvedores focados no iOS publicaram quatro aplicativos.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.