Total de aplicativos produzidos nos primeiros 14 meses após o lançamento da plataforma é maior que na loja do Android

A loja de aplicativos Windows Marketplace, que reúne os aplicativos desenvolvidos para a plataforma Windows Phone , superou 50 mil aplicativos em dezembro, de acordo com informações do blog All About Windows Phone, que monitora os aplicativos submetidos à Microsoft. Na metade de novembro, a loja já havia superado a marca de 40 mil aplicativos, o que demonstra o crescimento rápido do interesse dos desenvolvedores pela plataforma.

LEIA TAMBÉM:
Nokia lança seus primeiros celulares com Windows Phone

O número exato de aplicativos disponíveis por meio do Windows Marketplace, atualmente, é de 50.126, de acordo com o site. Ao alcançar este número em apenas 14 meses após o lançamento do sistema, a Microsoft apresenta crescimento no total de aplicativos mais veloz que outras plataformas, como Android, Symbian e BlackBerryOS. Apesar disso, a produção de aplicativos para Windows Phone ainda é menor do que para iPhone, nos 14 meses após o lançamento.

App Store, da Apple, ainda se mantém como loja mais popular em menos tempo, mas Windows Phone supera Android
Reprodução
App Store, da Apple, ainda se mantém como loja mais popular em menos tempo, mas Windows Phone supera Android

Apesar do crescimento rápido, o Windows Phone ainda apresenta poucos aplicativos em relação aos seus concorrentes, como Android e iOS. O Android Market, loja de aplicativos para dispositivos com Android, possui atualmente cerca de 500 mil aplicativos, enquanto a App Store, para iPhone e iPad, reúne 600 mil aplicativos.

Tipos de aplicativos

De acordo com o blog, a categoria que reúne a maior parte de aplicativos é a de entretenimento, com 7,5 mil itens ou 15% do total. Outra categoria popular é a de livros, com cerca de 7 mil aplicativos, seguida por Games, com 6,9 mil. As quatro categorias mais populares, juntas, representam 57% de todos os aplicativos disponíveis por meio do Windows Marketplace.

Tipos de aplicativos, por categoria, disponíveis no Windows Marketplace
Reprodução
Tipos de aplicativos, por categoria, disponíveis no Windows Marketplace

Segundo o levantamento, do total de aplicativos disponíveis no Windows Marketplace, 58% são gratuitos e 29% são pagos. Cerca de 14% dos aplicativos são pagos, mas possuem uma versão de testes gratuita. O total de aplicativos gratuitos é menor que na plataforma Android, onde 69% dos aplicativos são gratuitos, e maior que no iOS, onde 43% são gratuitos.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.