Maioria dos usuários que acessam a rede social por meio do celular prefere aplicativos de terceiros aos oficiais

O Facebook possui cerca de 222 milhões de usuários que acessam a rede social por meio de aplicativos para celular, segundo dados divulgados por Benedict Evans, consultor da empresa britânica Enders Analysis. "Não está longe dos 250 milhões de usuários móveis", diz Evans, citando o número oficial de usuários divulgado pelo Facebook.

Siga o iG Tecnologia no Twitter Siga o iG Tecnologia no Twitter

Para chegar ao total, Evans somou o número de pessoas que acessam a rede social por meio do celular, seja em celulares mais simples (os chamados feature phones, que ganharam um aplicativo oficial do Facebook recentemente ), além dos acessos por meio de aplicativos oficiais e de terceiros em todos os aparelhos. "Mais da metade dos usuários do Facebook usam aplicativos de terceiros, em vez do aplicativo oficial", diz Evans.

Para chegar ao número oficial restam 28 milhões que, segundo Evans, reúnem as pessoas que acessam o Facebook por meio do navegador de internet dos aparelhos móveis. "A duplicação que pode existir entre esses números significa que a web móvel é provavelmente maior", diz Evans em seu blog.

De acordo com o analista, ao considerar apenas os aplicativos oficiais para acessar a rede social, o número de usuários totaliza 200 milhões. Com isso, o número de pessoas que acessa a rede social por meio do navegador do aparelho é estimado em 50 milhões.

iPhone e Android

Segundo os dados apresentados por Evans, o aplicativo oficial do Facebook para iPhone e iPod Touch está presente em 50 a 60% dos aparelhos, o que representa cerca de 85 milhões de usuários. De acordo com Evans, até agora foram vendidos cerca de 190 milhões iPhones e iPod Touchs em todo o mundo.

No caso do Android, cerca de 63% dos usuários utilizam o aplicativo oficial do Facebook para a plataforma, o que representa cerca de 76 milhões de pessoas. No total, Evans acredita que existam cerca de 130 milhões de aparelhos com Android ativos, sendo que um terço de todos eles já chegam às mãos do usuário com alguma ferramenta de acesso ao Facebook embutida.

    Leia tudo sobre: aplicativo facebook
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.