A loja faz parte de um dos projetos a serem desenvolvidos para o novo sistema operacional

Por Fernanda Morales

Dentre as ferramentas presentes na nova geração do sistema operacional da Microsoft, Windows 8 , está uma loja de aplicativos, muito parecida com a Mac App Store da Apple.

O presidente Steven Sinofsky anunciou a inclusão da ferramenta em uma postagem no blog Building Windows 8 , página lançada nesta terça-feira, 16, pela empresa. O texto apresentou uma lista com as ferramentas que serão desenvolvidas para integrar o novo sistema e entre elas está a App Store.

Sinofski afirmou que o trabalho no novo Windows está organizado por times e cada um é responsável por uma ferramenta diferente, com 25 a 40 desenvolvedores fazendo parte de cada equipe.

De acordo com o CNET , há um ano rumores sobre a criação de uma app store da Microsoft começaram a surgir. Baseados em uma série de documentos da empresa que vazaram em junho de 2010, nos quais a Microsoft reportou que gostaria de competir com a Apple oferecendo sua própria loja.

Outro indício do lançamento da loja se deu em junho durante uma apresentação do Windows 8 na conferência All Things Digital D9. No menu do software aparecia um link que levava diretamente à Microsoft Store, sugerindo que a empresa já estava trabalhando no projeto.

Segundo o MacRumors , ainda não se sabe se a empresa irá nomear sua loja de softwares como App Store, já que a Apple não aceita de forma amigável que outras empresas façam uso do nome. A Microsoft está trabalhando e muito para que a empresa de Cupertino não consiga o direito sobre o nome.

A Microsoft já tem uma loja chamada Marketplace dentro do Windows 7.

A data de lançamento do software ainda não foi anunciada, mas em junho o vice-presidente Dan´l Lewin sugeriu que o Windows 8 possa ser lançado no outono (hemisfério norte) de 2012.

    Leia tudo sobre: aplicativo
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.