Usuários de iPhone e Windows Phone poderão gerenciar arquivos no disco virtual. Quem usa Android tem opção de acesso pela web

A Microsoft anunciou na manhã desta quarta-feira o SkyDrive para iPhone , aplicativo que permite fazer upload de até 25 GB de arquivos, entre eles fotos, documentos e vídeos, a partir do smartphone da Apple. O aplicativo foi lançado em 32 países, inclusive no Brasil, e já está disponível para download por meio da App Store.

Além de acessar suas anotações do OneNote, os usuários de iPhone podem acessar todos os arquivos armazenados no SkyDrive, criar novas pastas, mover arquivos, deletar arquivos e compartilhar links de acesso ao material armazenado online direto do aplicativo. Confira no vídeo abaixo (em inglês) como o aplicativo funciona:

O iG testou o aplicativo e ele mostra na página inicial uma lista de pastas armazenadas por meio do serviço. Os documentos aparecem com um ícone na lateral esquerda, que mostra o formato do arquivo, o que facilita bastante a navegação. Pastas de fotos mostram os arquivos em miniatura em mosaico, o que permite localizar facilmente as imagens. Ao pressionar sobre elas, o usuário vê uma versão maior do arquivo, como na galeria de fotos do iPhone.

O aplicativo tem, ainda, uma aba de arquivos abertos recentemente e outra de arquivos compartilhados, permitindo que o usuário não perca tempo navegando por sua lista de arquivos. Há poucos parâmetros de configuração. Vale lembrar que é preciso ter uma conta no Hotmail para usar o SkyDrive.

Windows Phone também ganhou aplicativo

A Microsoft também lançou o aplicativo do SkyDrive para o sistema operacional Windows Phone . Apesar de o disco virtual estar totalmente integrado a alguns aplicativos nativos, como o hub do Office e também o hub de Fotos, muitos usuários reclamavam que não tinham um aplicativo para gerenciar seus arquivos armazenados.

Com o novo aplicativo do SkyDrive, os usuários podem navegar por todo o conteúdo armazenado no disco virtual, além de gerenciar e deletar pastas ou arquivos individuais, como no aplicativo para iPhone. O aplicativo, no entanto, só funciona em aparelhos com o Windows Phone 7.5 ou Mango, última versão lançada pela Microsoft.

Android ainda sem aplicativo

Os usuários do sistema operacional Android, desenvolvido pelo Google, ainda não têm um aplicativo específico para acessar o SkyDrive. Recentemente, no entanto, a Microsoft redesenhou a página móvel do serviço , que pode ser acessada por qualquer dispositivo móvel. Ela foi desenvolvida usando o padrão HTML5.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.