Usuários de Windows XP, Vista e 7 passarão a receber atualizações automáticas do IE por meio do Windows Update a partir de janeiro

Internet Explorer 9 é a versão mais atual do navegador da Microsoft
Getty Images
Internet Explorer 9 é a versão mais atual do navegador da Microsoft
A Microsoft passará a enviar atualizações automáticas do navegador Internet Explorer a partir de janeiro de 2012, como forma de estimular a atualização do navegador.

Dessa forma, os usuários de Windows XP, Vista e 7 passarão a ver atualizações para versões mais recentes do navegador entre as atualizações recomendadas para o Windows, por meio do Windows Update. Os primeiros países a participar do projeto serão Austrália e Brasil.

Segundo a empresa, a medida será tomada porque a navegação na web fica mais segura quando os computadores usam a versão mais recente do navegador. Estudo da empresa mostra que a maior parte das ameças virtuais são compostas de ataques de phishing (páginas falsas que tentam roubar dados do usuário). Os principais alvos desses ataques, segundo a Microsoft, são usuários de navegadores desatualizados.

Outro fator que estimulou a adoção das atualizações automáticas é a adesão dos navegadores mais modernos a padrões abertos, como o HTML5. Segundo a empresa, com mais usuários de versões mais modernas do navegador, os desenvolvedores de páginas web e de aplicativos podem criar conteúdo mais rico em recursos.

Para usuários e empresas que adotam o Internet Explorer, mas não querem receber a atualizações automáticas, a Microsoft disponibilizou um kit de ferramentas que permite bloquear a instalação das atualizações. As versões mais atuais do Internet Explorer passarão a oferecer uma opção para o usuário estabelecer se quer ou não receber as atualizações automáticas.

Atualmente, o Internet Explorer continua sendo o navegador de internet mais usado no mundo , mas vêm perdendo participação de mercado para o Google Chrome e para o Mozilla Firefox.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.