Para o CEO Stephen Elop, parceria com Microsoft é fundamental para manter a empresa competitiva

Em painel realizado no Mobile World Congress , evento de tecnologia que ocorre esta semana em Barcelona, o CEO da Nokia, Stephen Elop, reforçou sua tese de que a atual disputa no mercado de smartphones está centrada em ecossistemas, conceito que significa a integração entre aparelhos (smartphones e tablets), sistemas operacionais, aplicativos e serviços. "A Apple criou o modelo de ecossistema com o iPhone, o iOS e serviços como iTunes. Mas é um modelo fechado. O Google criou uma alternativa aberta com o Android, mas ela também tem seus problemas. Queremos ser uma terceira alternativa", disse Elop.

Leia mais sobre o MWC 2012:
Confira cobertura completa do evento
Nokia lança celular que tira fotos de 38 megapixels

Elop: ecossistemas definirão mercado de smartphones
Getty Images
Elop: ecossistemas definirão mercado de smartphones
O executivo se referia à parceria com a Microsoft, anunciada em fevereiro do ano passado. Os primeiros frutos desse acordo são os smartphones com Windows Phone da linha Lumia, como o 610, anunciado no MWC . Além de contar com o sistema da Microsoft, os aparelhos vêm com serviços de localização da Nokia, como o Maps (mapas), o Transport (informações de transporte público) e o Drive (navegação).

Também falando no painel, Peter Chou, CEO da HTC, afirmou que um eventual sucesso da Nokia com o Windows Phone também beneficiaria sua empresa. A HTC investe pesadamente em aparelhos com Android, mas também tem modelos com Windows Phone. Em sua apresentação, Chou promoveu os novos celulares da linha HTC One.

O terceiro participante do painel foi Dennis Crowley, criador e CEO do Foursquare. Ele afirmou que o serviço tem atualmente 15 milhões de usuários e já realizou 1,5 bilhão de check-ins. Quando perguntado sobre como a empresa lida com as diferentes plataformas de aplicativos, Crowley foi cauteloso e disse apenas que, como é uma empresa pequena, a Foursquare se dedica mais a plataformas com mais usuários. O Foursquare tem aplicativos para iPhone, Android e Windows Phone.

*O jornalista viajou a convite da Nokia

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.