Aparelho teria capacidade para tocar músicas com qualidade similar às faixas gravadas em estúdio

Em palestra no evento D: Dive Into Media , do Wall Street Journal, o músico Neil Young afirmou que conversou com Steve Jobs sobre a criação de um novo tocador de música, capaz de reproduzir canções com altíssima qualidade de áudio.

Young: insatisfeito com a qualidade do MP3
Getty Images
Young: insatisfeito com a qualidade do MP3
Young disse ainda que o novo aparelho poderia carregar cerca de 30 álbuns em alta definição, e que seriam necessários em média 30 minutos para baixar uma música nesse formato.

A principal queixa de Young com o atual padrão da música digital é a qualidade. "Não é um problema da mídia digital, mas com a baixa qualidade dos padrões que usamos agora. Um arquivo MP3 tem apenas 5% dos dados da versão gravada em estúdio. E no momento não há alternativa nessa área".

O músico afirmou também que conversou com Steve Jobs sobre a possibilidade de criar um aparelho para tocar músicas em alta definição e que ambos estavam desenvolvendo um projeto. Mas, depois da morte do executivo, a ideia não avançou. "Steve Jobs foi um pioneiro da música digital, mas quando chegava em casa, ouvia discos de vinil", disse Young.

Segundo Young, que continua com a ideia de criar o tocador, a ideia é dar aos ouvintes a possibilidade de ouvir músicas com maior fidelidade. "Não faz sentido estarmos no século 21 e termos que ouvir músicas com qualidade pior do que há 30 anos", disse o músico.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.