iG - Internet Group

iBest

brTurbo

NotíciasÚltimo Segundo

20/03 - 19:28hs

A TV que te assiste
Operadora de TV a cabo nos EUA quer instalar câmeras em seus aparelhos decodificadores de sinal. Tecnologia pode ser usada para identificar cada espectador da casa

Rafael Rigues

Como você se sentiria sabendo que, enquanto assiste TV, a TV também te observa? A Comcast, maior operadora de TV a cabo e segundo maior provedor de internet dos EUA, está estudando a possibilidade de instalar câmeras de vídeo em suas caixas decodificadoras de TV a cabo. Segundo um executivo da empresa, a idéia é que o aparelho seja capaz de saber quem está na sala e adequar automaticamente o conteúdo ao telespectador. Se o pai da família estiver na sala, por exemplo, noticiários, esportes e filmes de ação ganharão destaque na grade de programação e no sistema de recomendações do aparelho. Mas se uma criança também estiver vendo TV, o aparelho poderá filtrar automaticamente conteúdo inadequado.

Para evitar questões de privacidade, o aparelho não identificaria os usuários através de reconhecimento facial, mas sim através da análise da forma do corpo. O executivo afirma que, para a operadora, tal sistema seria "ideal", pois também poderia ser usado para exibir anúncios especificamente selecionados para cada espectador na casa. Decodificadores de TV a cabo nos EUA já recolhem informação sobre os hábitos do usuário em frente à telinha para estes fins, mas a nova tecnologia possibilitaria um "ajuste fino" do que é exibido, maximizando o retorno para o anunciante.

O sistema ainda está em fase experimental. Segundo a empresa, antes de considerar qualquer lançamento é preciso provar que a tecnologia traz "benefício real" para o usuário, além de apenas lucro com anúncios para a companhia.


? Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Contador de notícias