iG - Internet Group

iBest

brTurbo

NotíciasÚltimo Segundo

24/09 - 13:22hs

iPod nano chega à quarta geração
Diminuto player da Apple volta às raízes, mais “magro”, com tela maior e uma série de novidades que o tornam mais divertido e fácil de usar

Rafael Rigues

Acordo Ortográfico

Quando Steve Jobs anunciou a terceira geração do iPod Nano, em setembro do ano passado, os fãs do diminuto MP3 Player da Apple começaram a reclamar instantaneamente. O design, achatado e largo, destoava completamente das gerações anteriores do produto e dos outros iPods então no mercado. Rapidamente o aparelho ganhou o apelido de "gorducho". Entretanto, sua lista de recursos, que incluía reprodução de vídeo e uma interface melhorada, fez com que ele fosse aceito pelo público, mas sem a mesma "paixão" de seus antecessores.

Ao retornar ao palco um ano depois para anunciar uma nova geração de aparelhos, Jobs trouxe uma boa notícia: o nano "magricela" e com corpo de alumínio, um design "adorado pelo público” segundo o CEO, estava de volta: o novo iPod nano, ou iPod nano 4G (quarta geração) segue o estilo dos modelos da primeira e segunda geração. Na prática, ele tem quase que exatamente as mesmas dimensões de um nano "2G". É um milímetro mais alto, mas as bordas afiladas fazem com que ele pareça muito mais fino, truque que a Apple também usa no iPhone e no Macbook Air.

Os números exatos são 9,07 x 3,87 x 0,62 cm (altura, largura, espessura) com peso de apenas 36,8 gramas. Por dentro o nano é bastante espaçoso: está disponível em versões de 8 GB ou 16 GB, espaço suficiente para 2 ou 4 mil músicas, respectivamente. As cores são nove no total: prata, preto (ambas com a scroll wheel preta) e psicodélicos tons de roxo, azul, verde, amarelo, laranja, vermelho e rosa. Nesta análise, usamos um nano 4G prata de 8 GB.

Uma coisa mudou, e para melhor: a tela, que é a mesma do nano gorducho, com 2 polegadas e resolução de 240 x 320 pixels. Coberta por um vidro curvo (que por si só chama a atenção), ela foi colocada "de pé" (mais alta do que larga) e tem resolução, cor, nitidez, brilho e ângulo de visão impressionantes.

O aparelho continua sendo controlado pela já famosa "rodinha" (scroll wheel) com botão central presente em todos os iPods (com exceção do Touch) desde o primeiro modelo. Nela, nada mudou. No topo fica o botão para "travar" os controles, para que você não possa trocar de música ou aumentar o volume acidentalmente, e embaixo ficam a saída de fones de ouvido e o "dock conector", para conexão com o PC ou acessórios, como microfones.

A embalagem inclui, além do iPod, cabo para conexão com o PC, fones de ouvido, adaptador de dock, um par de adesivos com o logo da Apple e um folheto de instruções que explica de forma simples e direta o básico da operação do aparelho (o manual completo, em PDF, tem que ser baixado do site da Apple).

Além da tela, a nova interface gráfica do iPod nano, fortemente inspirada pela interface do iPhone, é o outro destaque. No rodapé do menu principal as capas dos álbuns na memória do aparelho deslizam em uma espécie de "carrossel". A capa do álbum também ocupa toda a tela enquanto uma música toca. Neste momento, segure o botão central para fazer surgir uma lista de opções: você pode adicionar a música a uma playlist ou ver uma lista com músicas do mesmo álbum ou artista.

O nano também tem o recurso batizado pela Apple de "Genius", introduzido no iTunes 8. Selecione uma música e, a partir dela, o aparelho cria uma playslist com músicas que "combinam", não necessariamente do mesmo artista ou sequer gênero. Você pode importar suas "Genius Playlists" do Mac ou PC, ou criá-las no próprio iPod.

Deitar o aparelho enquanto uma música toca faz surgir a interface "Cover Flow": você pode "folhear" as capas de todos os álbuns na memória usando a rodinha. Um clique do botão central "vira" a capa e mostra a lista de músicas no álbum, outro clique sobre o título da música faz com que ela comece a tocar. O sensor de movimento (acelerômetro) embutido é usado de uma forma bastante divertida batizada de "Shake to Shuffle": não gostou de uma música? basta chacoalhar o aparelho para mudar de faixa aleatoriamente.

A qualidade sonora é muito boa, comparável a de qualquer outro iPod atualmente no mercado. Os fones de ouvido inclusos são decentes, mas dá para melhorar: a própria Apple oferece, nos EUA, dois modelos extras, um com controles de volume e reprodução embutidos no cabo e outro intra-auricular, com um sistema de woofers e tweeters separados para melhor fidelidade sonora.

18 perfis de equalização de áudio permitem ajustar o som a seu gosto. Também há um limitador e equalizador de volume para que não haja "sustos" com mudanças bruscas de volume entre faixas. O aparelho pode fazer sozinho efeitos como "crossfade": uma música termina com o volume baixando gradualmente e ao mesmo tempo a próxima começa com o volume subindo gradualmente, o que resulta em uma agradável transição entre as faixas.

O nano 4G também toca, e muito bem, vídeo. Episódios de séries de TV e filmes completos podem ser baixados da iTunes Store (apenas nos EUA, infelizmente), ou você pode converter arquivos já existentes em seu computador (há vários programas para isso) e transferi-los para o aparelho.  Um episódio de aproximadamente 44 minutos de uma série como "Battlestar Galactica", por exemplo, ocupa 521 MB. Ou seja, um nano de 8 GB tem espaço suficiente para pouco mais de 15 horas e meia de vídeo.

Vídeo toca com o aparelho "deitado" e a qualidade de imagem é impressionante: cristalina, sem distorção de cores ou "fantasmas" em cenas movimentadas. A tela pode parecer pequena demais para vídeo (afinal, são só duas polegadas), mas é surpreendentemente confortável, mesmo para longa-metragens com duas horas ou mais. Pressionando o botão central é possível ajustar volume, brilho da tela e avançar ou retroceder o vídeo.

Também é possível sincronizar sua biblioteca de fotos do iPhoto com o aparelho e transformá-las em apresentações de slides, com ou sem música. Além disso, há um visualizador de documentos de texto ("Notas") e uma lista de contatos (puxada da agenda do Mac). O iPod nano também tem alarme, calendário, relógio, cronômetro e vem com três jogos bastante simpáticos: Vortex, uma espécie de "paredão" (como os clássicos Breakout e Arkanoid) dentro de um tubo, Klondike (paciência) e Maze, um jogo onde você deve guiar uma bolinha através de um labirinto inclinando o iPod.

Segundo a Apple, a autonomia de bateria é de 24 horas para música e quatro para vídeo. Ainda não conseguimos esgotar a bateria de nosso modelo de testes, mas o que vimos até agora parece confirmar os números do fabricante. A recarga é feita automaticamente, sempre que o aparelho é plugado ao computador.

Se você tem um iPod nano da terceira geração, ou um iPod "clássico" com dezenas de gigabytes de espaço em disco, não vai se interessar pelo novo iPod nano. Mas se você quer fazer o "upgrade" de um iPod mais antigo ou um nano da primeira ou segunda geração sem gastar muito, nem pense duas vezes: este é o seu modelo. O visual arranca elogios por onde passa, e a nova interface, além de linda, facilita muito a navegação e uso do aparelho.

O iPod nano 4G já está à venda, nos EUA, e segundo a Apple Brasil chega neste mês de outubro ao mercado nacional.

Serviço
Produto: iPod nano 4G
Fabricante: Apple
Prós: Pequeno, leve, belíssima tela e muito espaço para músicas
Contras: Fones poderiam ser melhores, tela não tem o tamanho ideal para vídeo
Preço: R$ 549 (8 GB) e R$ 699 (16 GB)


? Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Rafael Rigues

O novo iPod nano retoma quase o mesmo design dos modelos da segunda geração, mas com tela maior

iPod nano 4G Player da Apple volta às raízes, ainda menor, com nova interface e mais recursos

AMPLIAR

SETA ESQUERDA

SETA DIREITA

O novo iPod nano retoma quase o mesmo design dos modelos da segunda geração, mas com tela maior

As laterais afiladas fazem o nano 4G parecer mais fino do que realmente é. A Apple usa o mesmo tr...

Visto de cima o design em elipse fica evidente. Ainda assim, são apenas pouco mais de 0.6 cm de...

Durante a reprodução de uma música, a capa do álbum ocupa quase toda a tela, como no iPhone e iPo...

Deitar o iPod enquanto uma música toca ativa o modo Cover Flow. Escolha os discos pela capa usa...

Apesar de ter apenas 2 polegadas, a tela tem excelente qualidade para vídeo, que toca sem nenhum ...

publicidade

Contador de notícias