iG - Internet Group

iBest

brTurbo

NotíciasÚltimo Segundo

05/08 - 16:03hs

Toshiba anuncia os primeiros cartões SDXC de 64 GB
Produtos devem chegar ao mercado no início de 2010

Geek

Por Antonio Blanc

A Toshiba anunciou no Japão uma nova linha de cartões de memória com capacidade de 64 GB e velocidades de acesso aos dados de 60 MB/s na leitura e 35 MB/s na escrita. O produto é baseado no novo padrão SDXC, anunciado durante a CES 2009.

O SDXC é uma espécie de “extensão” do atual padrão SDHC, que por si só já é uma extensão da especificação SD original. De acordo com o projeto inicial, um cartão SD poderia ter capacidade de até 2 GB, uma enormidade numa época em que os primeiros modelos armazenavam parcos 16 MB. Quando este limite foi atingido, a especificação SDHC permitiu cartões de até 32 GB, mantendo o mesmo formato e mesmo layout de conexões elétricas.

No novo padrão, os cartões podem ter até 2 TB, com taxas de transferência de 104 MB/s (ainda não alcançada pelo modelo da Toshiba) e podendo chegar a até 300 MB/s no futuro. O sistema de arquivos padrão é o exFAT, desenvolvido pela Microsoft, que é capaz de lidar com grandes partições e mais robusto que o FAT32 – o antigo sistema de arquivos do Windows 95 ainda usado nos cartões atuais.

Assim como na mudança do SD para o SDHC, os cartões SDXC só poderão ser usados em dispositivos compatíveis com o novo formato, que também aceitarão os cartões antigos. O principal mercado para os novos cartões é o de dispositivos multimídia, como filmadoras portáteis de alta definição, media players e netbooks.

Os cartões SDXC de 64 GB da Toshiba ainda não tem preço definido, e devem chegar ao mercado no início de 2010. A pergunta que fica é: "Quanto tempo até vermos os primeiros cartões de 2 TB?"

Receba essa e muitas outras notícias no seu celular. Envie igtecnologia para 49094


? Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Contador de notícias