iG - Internet Group

iBest

brTurbo

NotíciasÚltimo Segundo

22/11 - 16:28hs

NEC desenvolve controle remoto sem baterias

Aparelho gera sua própria energia elétrica a cada vez que um botão é pressionado.

Geek

Por Antonio Blanc

Um dos dissabores da vida moderna é chegar em casa e descobrir que o controle remoto da TV ou DVD está sem pilhas, você não tem sobressalentes e a lojinha mais próxima já fechou. A empresa japonesa NEC pretende resolver este problema com um protótipo de controle remoto, desenvolvido em parceria com a Soundpower, que pode operar sem pilhas ou nenhum outro tipo de fonte de energia “convencional”.

Segundo o site Technabob, para alimentar o circuito, a NEC tira proveito do princípio piezoelétrico: alguns materiais (como quartzo) produzem uma corrente elétrica quando comprimidos. Basta aplicar uma camada destes materiais sob botões e “pronto”! A cada vez que o usuário ajusta o volume ou muda de canal, uma pequena corrente elétrica é produzida, convertida por uma fonte de alimentação integrada e usada para alimentar um circuito extremamente eficiente.

Mas por incrível que pareça, o conceito de um controle remoto sem pilhas ou baterias não é novidade. Na verdade, os primeiros controles remotos sem fios (da década de 50) não tinham uma fonte de energia, nem um componente eletrônico sequer. Modelos como o Zenith Space Command tinham em seu interior pequenos bastões de metal, com comprimento e diâmetro específicos. Quando o usuário apertava um botão, na verdade acionava um martelinho que acertava o bastão correspondente, gerando uma onda ultrasônica, detectada pela TV. Os controles atuais, que funcionam com ondas infra-vermelhas, só surgiram no início da década de 80.

O controle remoto sem baterias da NEC (por enquanto batizado como EZ-REM-001) ainda é um protótipo, e não tem data para chegar ao mercado.

Receba essa e muitas outras notícias no seu celular. Envie igtecnologia para 49094


? Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Contador de notícias