iG - Internet Group

iBest

brTurbo

NotíciasÚltimo Segundo

24/11 - 17:41hs

Wikipedia ganha visitantes e perde editores

A diminuição de voluntários pode ter ocorrido devido às normas adotadas pela Wikipedia na tentativa de ordenar o processo de edição do site e diminuir as brigas acerca de escritos favoráveis sobre assuntos controversos e figuras polêmicas.

Geek

Por Luciana Alves

Há menos pessoas editando assuntos na Wikipedia, quinto site mais popular da Internet. Segundo o The Wall Street Journal, o pesquisador espanhol Felipe Ortega, que estuda a quantidade de voluntários que auxiliam na manutenção da enciclopédia virtual coletiva, constatou uma queda de mais de 49 mil editores somente nos três primeiros meses deste ano. Em termos comparativos, no mesmo período do ano passado, apenas 4,9 mil indivíduos deixaram de editar o site.

 
O contrário acontece com o tráfego para a Wikipedia, que cresceu cerca de 20 por cento nos último na, com cerca de 325 milhões de visitantes por mês.

Um dos fatores apontados para a queda seria o esgotamento dos assuntos abordados no site. Muitos tópicos já teriam sido escritos desde a criação do Wikipedia, há oito anos, por isso a diminuição de entradas seria algo natural.

Outros atribuem a diminuição de voluntários às normas adotadas pelo Wikipedia na tentativa de ordenar o processo de edição do site e diminuir as brigas acerca de escritos favoráveis sobre assuntos controversos e figuras polêmicas.

“O Wikipedia tornou-se um ambiente mais hostil”, afirma Ortega, que é gerente de projetos da Libresoft, grupo de pesquisa da Universidade Rey Juan Carlos, em Madri. “Muitas pessoas têm sido censuradas quando elas têm que debater sobre o conteúdo de certos artigos repetidamente.”

A Wikimedia Foundation, a organiz ação sem fins lucrativos por trás do site, confirma o forte declínio nos editores. No entanto, os executivos da empresa não vêem essa queda como algo necessariamente ruim. “Nós necessitamos de pessoas suficientes para fazer o trabalho que precisa ser feito”, diz Sue Gardner, diretora-executiva da fundação, ao WSJ. “Mas o objetivo do projeto não é a participação."

O fundador do Wikipedia disse não saber o número exato de editores que a enciclopédia deveria ter e que a grande prioridade do site hoje é aumentar a precisão de suas entradas. Nesse sentido, está sendo elaborada uma nova ferramenta que solicitaria a aprovação de editores superiores para as modificações feitas no site. A idéia é prevenir erros e a inserção deliberada de informações falsas que diminuem a credibilidade da enciclopédia.

Receba essa e muitas outras notícias no seu celular. Envie igtecnologia para 49094


? Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Contador de notícias