iG - Internet Group

iBest

brTurbo

NotíciasÚltimo Segundo

17/12 - 16:09hs

Geek carioca cria um Atari 2600 com jogos na memória

Entusiasta em eletrônica, o criador tem diversos projetos que envolvem o mundo dos games.

Geek

Por Matheus Gonçalves

Victor Trucco, um programador do Rio de Janeiro de 36 anos, criou uma nova maneira de se jogar os antigos títulos do Atari 2600. Uma modificação eletrônica permite que arquivos Roms sejam emulados diretamente do console, que é um clássico dos anos 80.

Segundo o site Hack a Day, cerca de 1200 jogos ficam gravados em um cartão SD.

O jogador pode navegar entre as pastas do cartão, a partir de uma tela de cristal líquido de 2×16 polegadas, escolher o nome do jogo por sua letra inicial e o arquivo ROM do título escolhido é gravado então na memória EEPROM do videogame. A partir de então, o Atari passa a se comportar como o antigo console, exibindo o jogo na televisão.

Trucco possui um laboratório de eletrônica em casa, onde desenvolveu o equipamento em suas horas vagas. Em entrevista à Geek, ele disse que a motivação veio de uma forma inusitada: “Literalmente tive uma ‘visão’. Cerca de um ano e meio atrás eu estava consertando um dos meus Ataris e então comecei a sonhar acordado, sobre como seria legal se tivesse um Atari com literalmente todos os jogos na memória”.

Segundo seu criador, os principais benefícios dessa modificação no Atari 2600 incluem a facilidade de se navegar entre os jogos e a possibilidade de se manter vários títulos em memória.

“Se quero jogar Moon Patrol, por exemplo, tenho que navegar até a letra M no display” – explica Trucco, que completa: "Eu poderia criar um diretório chamado “Favoritos” e lá colocar meus jogos preferidos para acessá-los de forma ainda mais fácil".

Um Atari modificado dessa forma tem um custo estimado de R$500, o que pode complicar um pouco sua comercialização.

De qualquer forma, o programador – que possui uma coleção de mais de 100 videogames diferentes – também é o criador de um aparelho nomeado “Emulador de Cartuchos”, um dispositivo que interpreta diversos cartuchos de consoles diferentes, suportando 20 sistemas distintos.

Este gadget já é vendido a mais de um ano e custa R$350. Mais detalhes sobre o produto podem ser encontrados a partir do link bit.ly/4rGbju.

Receba essa e muitas outras notícias no seu celular. Envie igtecnologia para 49094

 


? Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Contador de notícias