iG - Internet Group

iBest

brTurbo

NotíciasÚltimo Segundo

27/01 - 14:52hs

Campus Party 2010: marqueteiro de Obama exalta redes sociais e iPhone
Scott Goodstein falou sobre o poder da internet nas campanhas políticas

André Cardozo

 
Em rápida palestra de cerca de meia hora, Scott Goodstein, um dos coordenadores da área de internet da campanha de Barack Obama para presidente dos Estados Unidos em 2008, falou sobre como a rede ajudou na eleição de Obama.

Um dos conselhos de Goodstein para a plateia foi não ter medo de experimentar. "Algumas ações nossas funcionaram bem, como mensagens via SMS e ações no Twitter. Mas tentamos algumas coisas que não deram muito certo, como vídeos de campanha para celulares. Ao longo da campanha fomos aprendendo com esses erros", disse o especialista em marketing.

Segundo Goodstein, o download de vídeos para celular não funcionou bem por que, além das altas tarifas de download cobradas pelas operadoras, muitas pessoas simplesmente não sabiam como baixar vídeos na época. "Em 2007 a web móvel não era o que é hoje. O iPhone só chegou no meio daquele ano, quando a campanha já estava em andamento", explicou Goodstein.

O especialista afirmou ainda que o smartphone da Apple foi um exemplo do poder de mobilização da campanha. "Durante a campanha, bolamos um programa para iPhone para divulgar os eventos de que Obama participava. O programa só existiu graças ao trabalho voluntário de programadores e designers. Nós da campanha apenas coordenamos esse esforço", detalhou.


? Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Contador de notícias