iG - Internet Group

iBest

brTurbo

NotíciasÚltimo Segundo

06/05 - 13:15hs

Como melhorar suas fotos no Photoshop

Confira sete dicas para retocar imagens no programa gráfico da Adobe

André Cardozo, iG São Paulo

Com a quantidade cada vez maior de celulares com câmera no mercado, tirar fotos passou a ser uma atividade corriqueira para muita gente. O problema é que muitas vezes aquela foto que está excelente na telinha do aparelho acaba revelando seus defeitos ao ser passada para o computador.

É nessa hora que entra o Photoshop. Com uma variedade de recursos sem equivalente entre editores gráficos, o aplicativo da Adobe pode melhorar consideravelmente a qualidade de uma foto. Confira a seguir sete dicas para fazer isso.

Leia também:
iG Tecnologia mostra as novidades do Photoshop CS5
Edite fotos sem gastar nada
Como criar fotos panorâmicas
Download do beta do Photoshop CS5 no Superdownloads

Enquadramento

A primeira dica para melhorar uma foto é acertar seu enquadramento, eliminando componentes desnecessários e destacando os elementos realmente importantes. No Photoshop, o jeito mais fácil de resolver esse problema é usar a ferramenta de recorte (Crop).

Na versão CS5 do programa, a Crop divide automaticamente a área selecionada em nove retângulos. Essa é uma aplicação da Regra dos Terços, uma técnica de fotografia que tem como objetivo criar enquadramentos mais interessantes.

Reprodução
Crop: fundamental para acertar enquadramentos
Crop: fundamental para acertar enquadramentos

A Regra dos Terços divide a foto em nove quadros, usando duas linhas horizontais e duas verticais. Essas linhas são posicionadas sobre os elementos de maior destaque para obter uma composição equilibrada.

Brilho e contraste

O Photoshop fornece várias maneiras de ajustar brilho e contraste. O mais prático é acionar a opção automática (menu Image > Auto Contrast). Se ela não fornecer o resultado desejado, uma boa alternativa é usar a ferramenta de níveis (Levels). Ela pode ser acessada por meio do menu Image > Adjustments > Levels.

Reprodução
Levels: ferramenta útil para ajustar contraste
Levels: ferramenta útil para ajustar contraste

Antes de começar a usar a ferramenta, o ideal é calibrá-la. Para isso, na caixa Levels, clique no ícone de conta-gotas preto e depois na parte mais escura da imagem. Depois, clique no conta-gotas mais claro e na parte mais clara da imagem. Isso ajustará a ferramenta para a foto aberta no momento. Em seguida, mova as setas do gráfico Input Levels até achar a combinação desejada.
 
Olhos vermelhos

Um dos problemas mais comuns em fotos noturnas tiradas com flash é o de olhos vermelhos. Muitas câmeras vêm com um recurso para evitar esse problema, mas, se ele ocorrer mesmo assim, o Photoshop resolve.

O programa traz um recurso específico para remover olhos vermelhos. Ele fica no mesmo grupo da Healing Brush, na barra de ferramentas do aplicativo. A remoção é simples. Basta clicar na ferramenta e depois na área afetada pelo problema. Dê um zoom na foto para melhorar o controle da ferramenta e mova o mouse até que todo o vermelho tenha sido removido.
 
Imagens tremidas

O filtro sharpen pode ser muito útil no caso de fotos tremidas. Ele deixa as bordas dos objetos mais serrilhadas, efeito que pode eliminar um pouco dos borrões de imagens tremidas. O recurso fica em Filter > Sharpen. Usando a opção Smart Sharpen, você tem mais controle sobre a intensidade de aplicação da ferramenta.

Reprodução
Sharpen: um fim para as fotos tremidas
Sharpen: um fim para as fotos tremidas

Apagar objetos

O Photoshop CS5 tem uma excelente ferramenta para apagar aquele papagaio-de-pirata que estragou sua foto perfeita: a Content-aware. Para usá-la, basta selecionar a área que se deseja remover, acessar o menu Edit > Fill e, na janela seguinte, habilitar a opção Content-aware.

Reprodução
Content-aware: apagando objetos de forma
Content-aware: apagando objetos de forma "mágica"

Infelizmente a Content-aware é exclusiva da versão CS5 do Photoshop. Se você usa uma versão anterior, a maneira mais adequada de apagar um objeto é usar a ferramenta de clonagem de pixels (Clone Stamp).

O procedimento aqui é mais trabalhoso do que com a Content-aware. Para apagar um objeto, clique na ferramenta Clone Stamp e depois, com a tecla Alt pressionada, clique na área que servirá como “fonte” de pixels. Em seguida, clique na área que será apagada. O Photoshop troca os pixels da segunda área pelos da primeira. Não desanime se o processo der errado da primeira vez. O uso dessa ferramenta requer alguma prática.
 
Área de trabalho
 
Quer transformar sua foto em um cartão com mensagem para os amigos? O primeiro passo para isso é aumentar a área de trabalho. Assim, você poderá escrever uma mensagem sem intereferir na foto.

Reprodução
Canvas: mais área para mensagens em fotos
Canvas: mais área para mensagens em fotos

No Photoshop, a área de trabalho é ampliada acessando o menu Image > Canvas size. Nele, observe a largura e a altura da foto e use essas medidas como parâmetro para a nova área. Se uma foto tem, por exemplo, 600 pixels de altura e 400 de largura, você pode deixar a área de trabalho com 800 pixels de largura e manter a altura, dobrando assim a área total da imagem e criando um espaço para inclusão de textos.
 
Preto-e-branco

Uma forma interessante de dar um toque artístico a uma foto é deixá-la como se tivesse sido feita à lápis, apenas com contornos em preto-e-branco. Para fazer isso no Photoshop o primeiro passo é acionar o recurso Find Edges (menu Filter > Stylize > Find Edges). Ele “encontra” as margens dos objetos mostrados na foto.

Reprodução
Find Edges: fotos
Find Edges: fotos "desenhadas a lápis"

Em seguida, remova a cor das margens, acessando o menu Image > Adjustments > Desaturate. Ele deixará as margens apenas com tons de cinza, completando o efeito do lápis.


? Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Contador de notícias