iG - Internet Group

iBest

brTurbo

NotíciasÚltimo Segundo

20/05 - 17:29hs

Estudantes da Universidade do Colorado criam novo sistema de transporte para recém-nascidos

Relatórios sobre mortalidade infantil em países em desenvolvimento como o Brasil motivaram o grupo a desenvolver o projeto

Geek

Por Fabiana Baioni

Um grupo de estudantes de engenharia mecânica da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo sistema de transporte destinado a reduzir a mortalidade infantil e permitir que bebês que necessitem de cuidados médicos urgentes sejam transportados em segurança.

Chamado de “Incubadora de Transporte Neonatal”, o dispositivo conta com todos os aparatos já encontrados em outros tipos de transporte para recém-nascidos como sistema de aquecimento elétrico, controlador de ar e vários alarmes que monitoram a temperatura do bebê. O destaque é para o design: a incubadora se parece com uma mochila. O bebê é colocado dentro da incubadora e transportado nas costas do médico. Em função do novo desenho, o valor do dispositivo é consideravelmente mais acessível que os demais. Além disso, ele também incorpora um sistema de suspensão que absorve o choque e protege os bebês durante a viagem.

De acordo com o site Inhabitots dados sobre a mortalidade infantil em países em desenvolvimento foram o principal incentivo aos estudantes para desenvolverem o projeto. Segundo Phil Brox, um dos envolvidos na construção da incubadora, em 2006, o estado do Rio de Janeiro registrou mais de 96 mortes de bebês que não conseguiram receber ajuda.

A revista PopSci que classificou o dispositivo como uma das “invenções do ano de 2010”, afirma que o grupo, formado por Phil Brox, Jeff Belval, Brett Raver e Casey Dean, já recorreu ao registro de patente provisória do projeto, por meio da Colorado State University Research Foundation (CSURF) a fim de poder discutir publicamente a tecnologia com investidores externos.

Receba essa e muitas outras notícias no seu celular. Envie igtecnologia para 49094


? Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Contador de notícias