iG - Internet Group

iBest

brTurbo

NotíciasÚltimo Segundo

26/05 - 19:02hs

Android avança, mas iPhone ainda domina mercado de smartphones
Estados Unidos são o principal mercado do sistema do Google

Rafael Ferrer, iG São Paulo

A companhia de publicidade para celular Admob divulgou uma pesquisa que mostra o aumento da fatia de mercado do sistema operacional Android, desenvolvido pelo Google e usado em aparelhos de diversos fabricantes. De janeiro a abril deste ano, a fatia dos aparelhos com Android cresceu 4% em todo o mundo. Em números absolutos, porém, o iPhone ainda lidera com folga, apesar da queda de 9% na fatia de mercado de aparelhos com iPhone OS (que incluem também iPod Touch e o iPad).

A diminuição da fatia do iPhone OS pode ser relacionada ao lançamento de outros smartphones, o que aumentou o tamanho do mercado. Um fator que colaborou para o crescimento do Android foi o lançamento de vários modelos com esse sistema nos últimos meses.

AdMob
Android: crescimento de 4% desde janeiro
Android: crescimento de 4% desde janeiro

Segundo o relatório da Admob, há 27,4 milhões de iPhones em todo o mundo, contra 11,6 milhões de aparelhos com Android. O Android é particularmente forte nos Estados Unidos. Dos 11,6 milhões de aparelhos em todo o mundo, 8,7 milhões estão nesse país. Já a distribuição do iPhone é mais equilibrada. Dos 27,4 milhões de aparelhos existentes, 16,7 milhões estão fora do mercado americano.

A pesquisa não traz dados específicos do Brasil, mas tem algumas informações sobre a América Latina. No caso de aparelhos com iPhone OS, 3% estão nesse continente. A proporção no caso de aparelhos com Android é menor, apenas 1%.

AdMob
iPhone: distribuição equilibrada em todo o mundo
iPhone: distribuição equilibrada em todo o mundo

A Admob, recentemente comprada pelo Google, é fonte de anúncios de mais de 23 mil sites e aplicativos para aparelhos móveis. Para o estudo acima, feito durante o mês de abril, foram analisados os dados coletados de aparelhos móveis durante os acessos e visualização das páginas com os anúncios da Admob.


? Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Contador de notícias