iG - Internet Group

iBest

brTurbo

NotíciasÚltimo Segundo

30/07 - 13:14hs

Com 70 gigapixels, foto de Budapeste se torna a maior do mundo
Versão impressa da foto tem 15 metros de comprimento

Claudia Tozetto, iG São Paulo

Há poucos meses, uma foto da cidade de Dubai, nos Emirados Árabes, era considerada a maior do mundo já tirada. Hoje, porém, outra foto digital, da cidade de Budapeste, capital da Hungria, lhe tomou o título. A foto panorâmica mostra Budapeste em 360º e tem resolução de 70 bilhões de pixels.

Leia mais:
Foto de Paris, com 26 gigapixels
Foto de Dubai, com 45 gigapixels

Reprodução
Foto de Budapeste demorou dois dias para ser tirada

A foto foi tirada com duas câmeras Sony A900 de 25 megapixels cada, equipadas com lentes de 400 milímetros da Minolta, 1,4X teleconversores e uma câmera robótica para fazer a montagem em 360º, que fotografou durante dois dias. Depois, a imagem foi processada durante dois dias para gerar um arquivo de 200GB. A versão impressa da foto ficou com 15 metros de comprimento.

No site oficial da foto de Budapeste, o usuário navega pela foto e consegue dar zoom para enxergar os mínimos detalhes, como a telha de uma casa ou a torre de uma igreja. Abaixo da foto, também existem pequenos quadros com os pontos turísticos da cidade. Ao clicar, o mapa dá um zoom no local automaticamente. Há também a foto de um avião e de um pára-quedista, flagrados no momento da foto. A foto pode demorar um pouco para carregar no site.

Siga o iG Tecnologia no Twitter Siga o iG Tecnologia no Twitter


? Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Contador de notícias