iG - Internet Group

iBest

brTurbo

NotíciasÚltimo Segundo

04/08 - 15:23hs

Novo aplicativo permite ligar de graça para amigos do Facebook
Vonage Mobile for Facebook chegou às lojas de aplicativos para smartphones nesta semana

Claudia Tozetto, iG São Paulo

A App Store e o Android Market receberam hoje um novo aplicativo, o Vonage Mobile for Facebook. Com ele, os usuários que já possuem cadastro na rede social podem fazer ligações do tipo VoIP, tecnologia que permite chamadas de áudio pela internet, de graça. O aplicativo usa a rede Wi-Fi ou 3G do smartphone e está disponível para usuários de qualquer parte do mundo.

Reprodução
Amigos do Facebook aparecem em lista como na agenda do smartphone

Depois de baixar o aplicativo, o usuário precisa informar seu login e senha do Facebook, para que ele localize seus amigos. O Vonage Mobile mostra os contatos do Facebook assim como na agenda do smartphone.

O usuário só pode fazer ligações VoIP para os usuários que também tiverem o aplicativo instalado em seu smartphone. Neste caso, o logotipo da Vonage aparecerá do lado direito do ícone do Facebook. Vale lembrar que o aplicativo só funciona no iPhone, iPod Touch, iPad ou smartphones com sistema operacional Android.

Para fazer uma ligação, basta selecionar o nome do amigo para quem deseja telefonar. O aplicativo abre uma janela bastante parecida com a do telefone quando uma ligação está em curso. O usuário também tem as mesmas opções, como mute, ligação em espera, viva-voz ou agenda de contatos.

Reprodução
Tela que mostra ligação é similar a do smartphone

Também é possível trocar mensagens instantâneas com os amigos do Facebook que não possuem o aplicativo. Para isso, basta clicar sobre o nome do amigo, digitar a mensagem no campo indicado e clicar em “Send”.

Em ambos os casos, o ícone do Facebook dos amigos que não estão online aparecem em azul claro. O aplicativo registra as ligações feitas e recebidas e também o histórico de mensagens instantâneas.

Análise

O iG testou o aplicativo em um iPhone 3G. Como padrão, o aplicativo seleciona a rede Wi-Fi para realizar a ligação, se houver. Caso contrário, antes de efetuar uma ligação por meio da rede 3G, ele avisa a pessoa que a operadora cobrará pelo tráfego de dados. Para que o celular só use a rede Wi-Fi, o usuário pode desabilitar a rede 3G na aba “My Account”.

Quando numa ligação por meio de Wi-Fi, o áudio da ligação é claro e o usuário percebe poucos ruídos do ambiente. Ao fazer uma ligação de um iPhone 3G para um iPhone 2G a qualidade do áudio se mantém, mas o áudio chega com atraso de cerca de 10 segundos.

Apesar de estar em inglês, o aplicativo é bastante parecido com as telas do smartphone que a pessoa navega para telefonar. Assim, o idioma não é uma grande barreira para o uso.

Com o aplicativo, o usuário também pode atualizar seu status no Facebook. No entanto, o recurso fica escondido, dentro da função “Settings and Invites”, na aba “My Account”. O recurso funciona bem, mas é desnecessário para quem já possui o aplicativo do Facebook.

Siga o iG Tecnologia no Twitter Siga o iG Tecnologia no Twitter


? Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Contador de notícias