iG - Internet Group

iBest

brTurbo

NotíciasÚltimo Segundo

10/08 - 19:32hs

Star Trek previu o iPad há 23 anos
Equipamentos fictícios da antiga série foram criados para economizar verba e acabaram profetizando as tecnologias atuais

Fabio Bracht, para o iG Tecnologia

Em uma conversa com a equipe da série de TV Jornada nas Estrelas: A Nova Geração, o site Ars Technica comentou sobre o uso de equipamentos futuristas na antiga série. Quem assistiu deve lembrar que a tripulação da Entreprise utilizava muitos painéis e equipamentos de toque, inclusive um portátil e retangular, que em muito se assemelha a um iPad – inclusive no nome: o equipamento fictício se chamava PADD.

A equipe do seriado confessou que toda a criatividade e imaginação futurista da série veio de uma limitação de orçamento. "As espaçonaves da época, com as cápsulas Gemini, eram cheias de mostradores analógicos e interruptores mecânicos. Se nós tivéssemos dinheiro para comprar estas peças, a Enterprise provavelmente teria se parecido muito com aquilo". Mas eles não tinha, portanto precisaram inventar interfaces mais simples para a nave. Aí entraram as interfaces de toque, que eram fáceis de construir em termos de cenário, e poderiam ter suas telas personalizadas com simples folhas de transparência de acordo com a necessidade.

Os próprios criadores da série se impressionam com o rumo que a tecnologia de verdade tomou, tornando-se muito parecida com a imaginada por eles há mais de vinte anos. Os comunicadores e os "chips de dados intercambiáveis" usados pela tripulação da Enterprise também foram citados em sua semelhança com alguns telefones celulares atuais e com as formas de armazenamento portátil como pen drives e HDs externos.

A matéria completa, em inglês, pode ser lida no Ars Technica.


? Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Contador de notícias