iG - Internet Group

iBest

brTurbo

NotíciasÚltimo Segundo

02/09 - 16:17hs

60% dos aplicativos para smartphones com Android são grátis, diz estudo
Na App Store, loja de aplicativo da Apple, somente 29% dos aplicativos podem ser baixados de graça

Claudia Tozetto, iG São Paulo

Os usuários de smartphones com sistema operacional Android têm mais opções de aplicativos grátis do que os usuários de aparelhos que utilizam outros sistemas, como o iOS (Apple), o Symbian (Nokia), o Blackberry, o PalmOS e Windows Mobile. Segundo estudo da consultoria Distimo em agosto, os aplicativos gratuitos disponíveis no Android Market representavam 60% do total, 3% a mais do que em maio, data do último estudo.

Reprodução
60% dos aplicativos para Android são grátis, segundo Distimo

As lojas de aplicativos que apresentam a menor quantidade de aplicativos gratuitos são a Blackberry App World (26%), a App Store para iPads (26%) e o Windows Marketplace for Mobile (22%). Na App Store para iPhone, os aplicativos para baixar de graça representam 29% do total.

Segundo a consultoria Pingdom, atualmente existem 250 mil aplicativos para o sistema operacional iOS, da Apple, contra 96 mil aplicativos para iPhone.

De acordo com a Distimo, como apenas desenvolvedores de nove países podem distribuir aplicativos pagos pelo Android Market (apesar de aloja estar disponível em 46 países), isso pode influenciar na quantidade de aplicativos grátis disponíveis.

Apesar de o Android Market ter a maior quantidade de aplicativos gratuitos, a App Store para iPhone é a loja virtual que possui a maior quantidade de aplicativos com preço entre US$ 0 e US$ 1, com 45%. A Blackberry App World aparece em segundo lugar, com 40% dos aplicativos disponíveis neste valor.

Na App Store, os aplicativos para iPad custam, em média, 16% a mais que os as versões para iPhone. No entanto, o preço médio dos aplicativos mais populares na App Store chega a ser até três vezes maior para usuários de iPad.

Mais populares

Segundo o levantamento da Distimo, entre os 10 aplicativos grátis mais populares para iPhone, a maioria continua sendo de jogos. Além de jogos, dois aplicativos se destacaram no período: o iBooks, que ficou em segundo lugar no ranking; e o Facebook, em oitavo.

Reprodução
iBooks é o segundo mais baixado pelos usuários de iPhone

No caso dos aplicativos grátis para Android, os aplicativos mais baixados são os de redes sociais. Entre eles estão os aplicativos oficial para Facebook, MySpace e Twitter. Em primeiro lugar, aparece o aplicativo de rádio Pandora e, em segundo, o aplicativo do Google Maps.

Reprodução
Pandora é o aplicativo mais baixado pelos usuários de Android

Siga o iG Tecnologia no Twitter Siga o iG Tecnologia no Twitter


? Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Contador de notícias