iG - Internet Group

iBest

brTurbo

NotíciasÚltimo Segundo

03/09 - 18:36hs

Samsung Galaxy S é forte concorrente para iPhone
Aparelho compartilha conexão com a internet, tira fotos com até 5 megapixels e filma em alta resolução

Rafael Ferrer, iG São Paulo

A Samsung está lançando no Brasil o Galaxy S, smartphone com tela brilhante Super AMOLED de 4 polegadas, sistema operacional Android versão 2.1, TV digital, processador de 1 GHz e hotspot Wi-Fi (recurso que permite compartilhar a conexão 3G com outros aparelhos).

O sistema operacional Bada, instalado em outro smartphone da Samsung chamado Wave, dá lugar ao Android do Google. Adotado como principal plataforma para smartphones da Samsung, a escolha do Android maximiza as possibilidades de utilização do aparelho. A loja virtual Android Market, com mais de 96 mil aplicativos, dos quais mais da metade deles gratuitamente.

O Galaxy S é o smartphone mais avançado da linha Galaxy, que conta com outros aparelhos, entre eles o tablet Galaxy Tab, rival do iPad. O smartphone se assemelha em muitas características ao iPhone 4 e chegará às lojas neste mês com o preço de R$ 2.399. O iG testou o smartphone Galaxy S. Leia a seguir a análise.

Características gerais
O Galaxy S é rápido, leve e fino e a tampa da parte traseira é feita de plástico preto brilhante. Além das funções citadas anteriormente, o aparelho é equipado com GPS, câmera de 5 megapixels, grava vídeos em alta resolução e trabalha com o padrão DLNA. Ele permite compartilhar arquivos com outros equipamentos compatíveis com a tecnologia, como alguns modelos de TV recentemente lançados pela empresa e câmeras digitais, como a Samsung ST1000.

A parte externa do aparelho conta com apenas três botões físicos. O primeiro botão liga o aparelho e também bloqueia a tela, o segundo está na parte lateral e controla o volume do som. O terceiro botão está na parte frontal e suas funções de retornar à tela inicial e encerrar aplicativos são similares às funções do iPhone. Outros dois botões sensíveis ao toque são usados para voltar durante a navegação e abrir abrem o menu de ferramentas do aplicativo.
 
Tela
A tela capacitiva de 4 polegadas possui resolução de 480x800 pixels e usa tecnologia Super AMOLED, que proporciona brilho intenso e cores fortes. A superfície multitoque é bastante sensível e o aparelho ajusta a orientação dos aplicativos com a ajuda do acelerômetro, um sensor interno de movimento.

Divulgação
Tela AMOLED: alta definição em vídeos e fotos
Tela AMOLED: alta definição em vídeos e fotos

Sistema Operacional
A Samsung desta vez equipou o smartphone com o sistema operacional Android 2.1 em vez do Bada. Ainda não há previsão para atualizar o sistema operacional para Android para a versão 2.2, apelidada de Froyo.

É possível acessar as áreas de trabalho aproximadamente 30 segundos depois de se ligar o aparelho. O sistema operacional é multitarefa (roda vários aplicativos ao mesmo tempo) e a interface usada é a TouchWiz 3.0. O usuário pode posicionar os ícones dos aplicativos em qualquer lugar das sete áreas de trabalho. Entre os ícones estão os de programas que mostram as últimas notícias e eventos da agenda virtual do Google.

Configuração
O Galaxy S é equipado com processador de 1 GHz, porta USB 3.0, GPS e compatível com todas as operadoras de telefonia brasileiras. A capacidade de armazenamento é de 8 GB, expansível por meio de cartão Micro SD de até 32 GB. Um cartão MicroSD de 2 GB com adaptador SD acompanha o smartphone.

O teclado é virtual e possui alguns modos de exibição, entre eles o formato Swype, que permite escrever palavras apenas com o arrastar do dedo sobre as letras. O sistema reconhece os caracteres assim como no modo T9, mas o usuário não precisa tirar o dedo da tela.

Divulgação
Teclado com Swipe: agilidade na digitação
Teclado com Swipe: agilidade na digitação

A bateria leva duas horas e meia para completar a carga e, nos testes do iG, durou cerca de nove horas sob uso intenso. Essa duração pode ser maior em situações cotidianas, quando nem sempre o aparelho é exigido ao máximo.

TV e redes sociais
A TV digital sintoniza os canais abertos e conta com uma antena externa retrátil que pode intensificar a recepção do sinal. Vale observar que em algumas localidades o sinal fraco pode causar travamentos na recepção. O usuário pode gravar programas, visualizar a grade de programação, capturar telas como imagens, ativar legendas e áudio original e transmitir o som para um fone de ouvido Bluetooth.

O recurso Social Hub reúne as principais redes de relacionamento em uma única tela e permite atualizá-las rapidamente. O Layar, um navegador de realidade aumentada, mostra locais próximos ao usuário, como restaurantes, lugares cadastrados no Foursquare, rotas de ônibus e hotéis. O aplicativo requer conexão 3G para baixar os dados dos estabelecimentos.

Câmera
A câmera de 5 megapixels registra fotos com nitidez, porém o smartphone não possui flash, uma falha que deve ser mencionada. Apesar do curto alcance, muitas vezes uma pequeno flash pode fazer diferença durante filmagens e fotos noturnas. Por meio do GPS, o aparelho registra o local onde foram tiradas as fotos, o que pode ser útil ao publicar as imagens em sites como Flickr.

Divulgação
Câmera de 5MP: faltou o flash
Câmera de 5MP: faltou o flash

Os clipes gravados pelo Galaxy S são em alta definição (720p). Não há proteção para a lente nem botão dedicado para a câmera. O Galaxy S exige que o usuário navegue entre os menus até chegar ao aplicativo de câmera para ativar o recurso. Isso atrapalha o usuário em situações em que se deseja tirar uma foto rapidamente.

Música
Não é necessário usar nenhum programa específico para transferir arquivos de música para o aparelho. Ao plugar o smartphone a um cabo USB, o computador reconhece o Galaxy S como uma unidade de armazenamento e o usuário pode navegar pelas pastas do sistema. O aparelho suporta músicas nos formatos MP3, AAC, OGG, WMA, WAV, AMR, FLAC, entre outros. A saída de áudio segue o padrão popularmente usado de 3,5 milímetros, o mesmo usado em fones de ouvido.

Android Market
O smartphone sai de fábrica com alguns programas, entre eles o YouTube, Gmail, leitor de RSS e Google Talk. Para baixar outros aplicativos, o usuário deve entrar na Android Market com um nome e senha de uma conta do Google, que pode ser um endereço do Gmail ou e-mail usado para entrar no Orkut.

O aplicativo da loja virtual já está instalado no Samsung Galaxy S. O smartphone é compatível com os aplicativos da loja virtual Android Marked, que tem mais de 96 mil aplicativos, dos quais mais de 60%gratuitos.

Internet
A navegação na internet é rápida, assim como todo o sistema operacional. A resposta ao tocar sobre os links é leva pouco tempo e as páginas aumentam com o afastar dos dedos sobre a tela, que é multitoque.

O Galaxy S funciona como um roteador sem fio e permite compartilhar a conexão 3G por meio do Wi-Fi. Também é possível usar a função Wireless Tethering para usar o aparelho como um modem 3G conectado a notebooks por meio de Wi-Fi.

Samsung Galaxy S
Preço: R$ 2.399
Especificações: Sistema operacional Android 2.1, processador de 1 GHz, tela de 4 polegadas Super AMOLED, memória interna de 8 GB e até 32GB com cartão MicroSD (2 GB incluso), 3G, Wi-Fi, Bluetooth, rádio FM, TV digital, câmera de 5 megapixels e vídeo em alta definição.

A favor: Tela com 4 polegadas com brilho e contraste intensos, filmes em alta definição, compartilhamento de conexão 3G por meio de Wi-Fi.

Contra: Câmera sem flash, versão 2.1 do Android (atualmente na versão 2.2), não tem botão para ativar câmera rapidamente.


? Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Contador de notícias