iG - Internet Group

iBest

brTurbo

NotíciasÚltimo Segundo

06/10 - 16:35hs

Facebook lança ferramenta para criar grupos de amigos
Recurso é similar ao anunciado pelo Orkut, rede social do Google, no final de agosto

Claudia Tozetto, iG São Paulo

Quando um usuário decide alterar seu status no Facebook, publicar uma foto ou indicar um site, só podia compartilhar esse conteúdo com todos os seus amigos ao mesmo tempo. “Internamente, nós falamos que se trata do maior problema dentro das redes sociais”, disse Mark Zuckerberg durante um evento realizado hoje na sede do Facebook, na Califórnia (EUA).

Getty Images
Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, anuncia novo recurso de grupos na sede da rede social

Durante este evento, o Facebook lançou um novo recurso chamado “Grupos”. No entanto, os usuários não precisarão classificar todos os seus amigos em grupos e o Facebook também não utilizará algoritmos para classificar os amigos do usuário. “Os grupos podem ter qualquer número de membros”, diz Justin Shaffer, gerente de produto de grupos.

A ferramenta funcionará assim: a partir de sua página inicial, o usuário verá um novo link na lateral esquerda, acima da lista de aplicativos, chamada “Crie um grupo”. Ao clicar, a rede social iniciará uma janela que permitirá escrever um título para o grupo e adicionar os amigos que participarão. O box de amigos oferece o recurso auto-completar para que o usuário não precise digitar o nome completo dos amigos.

Na janela de criação do novo grupo, o usuário pode definir também o nível de privacidade do conteúdo compartilhado pelos integrantes. Por padrão, as informações só podem ser vistas pelos integrantes do grupo. Depois de criados, os grupos passam a constar na lateral esquerda da página inicial do usuário.

Conversas em grupo no chat

Até agora, os usuários só conseguiam conversar com uma pessoa de cada vez por meio do chat do Facebook. Com o novo recurso de grupos, agora o usuário pode iniciar uma conversa com quantas pessoas quiser, desde que elas estejam dentro de um mesmo grupo.

Os usuários também podem compartilhar conteúdo por meio de um feed de notícias exclusivo, similar ao já existente na página inicial do usuário. Por meio dele, o usuário pode publicar mensagens e inclusive enviar e-mails para as pessoas que pertencem a um grupo.

Siga o iG Tecnologia no Twitter Siga o iG Tecnologia no Twitter


? Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Contador de notícias