iG - Internet Group

iBest

brTurbo

NotíciasÚltimo Segundo

21/12 - 11:11hs

Motorola Milestone 2 filma em alta definição e reconhece fala do usuário
Recurso Motoblur agrega as principais redes sociais

Rafael Ferrer, iG São Paulo

O Motorola Milestone 2 chega ao Brasil um ano após o lançamento de seu antecessor. De acordo com o anúncio feito em outubro de 2010, a fabricante atualizou o hardware do smartphone e incluiu o agregador de redes sociais Motoblur ao sistema operacional do aparelho, o Android versão 2.2.

Siga o iG Tecnologia no Twitter Siga o iG Tecnologia no Twitter

O Milestone 2 é equipado com câmera de 5 megapixels, filma em alta definição, é compatível com duas lojas virtuais de aplicativos e possui 16 GB de armazenamento (8 GB de memória interna + 8 GB no cartão microSD incluso). Além disso, o smartphone possui processador de 1 GHz de velocidade, compartilhador de conexão de internet 3G e tem preço sugerido de R$ 1.499. Leia abaixo a análise do iG:

Sistema operacional
A versão do Android instalada no Milestone 2 é a 2.2 e traz o Motoblur, um agregador de redes sociais para usuários que desejam saber tudo o que acontece na internet em tempo real. Nele, o usuário pode incluir contas do Twitter, Facebook, endereços de e-mail, Last.FM, Picasa, Orkut, LinkedIn, entre outros serviços. A plataforma busca por novas mensagens e atualiza os widgets automaticamente.

Reprodução
Motoblur reúne widgets de diferentes redes sociais
Motoblur reúne widgets de diferentes redes sociais

Há sete áreas de trabalho personalizáveis que permitem ao usuário adicionar atalhos e widgets, assim como em outros aparelhos com Android. Ao preencher as telas, é possível criar perfis e definir outras áreas de trabalho.

O aparelho vem com um pacote de serviços do Google instalado com os recursos do Gmail, Google Calendar, Google Contact Sync, Google Maps com recursos Latitude e Street View, Google Talk e YouTube. O destaque fica por conta do Google Search por voz, que reconhece a fala do usuário e busca por documentos instalados no aparelho, vídeos no YouTube, rotas do GPS e mensagens.

Motoblur
O serviço é exclusivo da Motorola e possui extensão que vai além do aparelho. Ele agrega as principais redes sociais no smartphone, faz cópia dos contatos e apaga os dados do aparelho remotamente. É possível usar o Google Maps para exibir a localização do smartphone com a ajuda do sinal GPS. Se esse serviço não estiver disponível, o aparelho mostra a localização aproximada por meio da triangulação da antena da operadora. Os serviços são gratuitos e disponíveis para usuários do Motoblur no site oficial da empresa.

Reprodução
Usuário pode rastrear o smartphone por meio do site da fabricante
Usuário pode rastrear o smartphone por meio do site da fabricante

Para um gerenciamento mais abrangente do conteúdo do aparelho, o usuário pode usar o software Motorola Media Link. Com ele é possível fazer cópias de segurança, criar toques, compartilhar os arquivos e importar os dados do iTunes, software da Apple usado para gerenciar o conteúdo do iPhone.

Tela
O Milestone 2 é equipado com tela de 3,7 polegadas sensível ao toque e resolução de 854x480 pixels. As cores do display são vibrantes e os textos são nítidos.

Câmera
O Milestone 2 tira fotos de 5 megapixels com flash LED duplo e há uma opção para registrar a localização em cada foto com a ajuda do GPS. O modo macro permite fotografar de distâncias próximas do objeto, apesar de o flash amarelar as imagens.

As fotos tiradas em ambientes com baixa iluminação ficam granuladas e a lente da câmera está no mesmo nível da base externa, o que a torna mais vulnerável a arranhões. As cores são “lavadas” e com pouco brilho. Já os vídeos gravados em alta definição contam com 26 a 30 quadros por segundo e boa qualidade de imagem. Não há como pausar os vídeos durante a filmagem nem usar o flash.

Cartão de memória e capacidade interna
O aparelho possui 8 GB de capacidade interna de armazenamento e é compatível com cartões MicroSD de até 32 GB (8 GB incluso). Ele é reconhecido como uma unidade de armazenamento pelo computador e permite acessar os arquivos armazenados na memória.

Reprodução
Windows 7 reconhece o Milestone 2 automaticamente
Windows 7 reconhece o Milestone 2 automaticamente

Navegação web
O navegador de internet integra o Webkit HTML Android com suporte a recursos desenvolvidos em Adobe Flash 10. A tecla sensível ao toque “Voltar” retrocede as páginas durante a navegação e dispensa atalhos na aba do navegador. O modo tela cheia, salvo arquivos de vídeo em Flash, mantém uma barra com diversas funções no canto superior que, em alguns momentos, são desnecessários. O carregamento das páginas é ágil, desde que a conexão com a internet seja rápida.

Mensagens
Há uma “Caixa de Entrada Universal” que reúne em ordem cronológica as conversas e atualizações das redes sociais. Os widgets da área de trabalho exibem as últimas mensagens recebidas e mostram a imagem dos usuários para facilitar a identificação. O tamanho dos aplicativos é definido pelo usuário, mas há padrões de altura e largura para evitar a desordem das telas iniciais do Android.

Loja de aplicativos
O Milestone 2 é compatível com duas lojas virtuais de aplicativos, a Shop4Apps e a Android Market. A Shop4Apps, lançada no início do ano pela Motorola e inaugurada no Brasil seis meses depois, carece de aplicativos. Já a Android Market conta com mais de 100 mil aplicativos dos mais diversos gêneros.

Teclado
Novamente há duas opções para o mesmo dispositivo. Neste caso, há teclado físico no formato QWERTY deslizante e outro no modo virtual. Ao usar o teclado virtual na vertical, o reconhecimento é um pouco fraco devido ao tamanho espremido das teclas e da tela muito sensível.

Para inserir a letra “Ç”, o usuário deve pressionar a tecla “C” durante um segundo e escolher entre as opções que o aparelho mostra. Há uma tecla no canto inferior esquerdo do teclado físico que serve de atalho e facilita o acesso ao “Google Search”. Em ambientes de baixa iluminação, o sensor de luminosidade acende os caracteres do teclado.

GPS
Os mapas do navegador GPS são fornecidos pelo Google Maps e há possibilidade de vê-los no modo com fotos do satélite. Há também integração com fotos do serviço Street View com fotos reais das vias.

Reprodução
Usuário pode ver fotos das vias no modo
Usuário pode ver fotos das vias no modo "Vista de rua" durante o uso do GPS

O Milestone 2 também vem com carregador de carro. O usuário pode procurar o nome das vias com a ajuda do reconhecimento de voz do Google Search.

Conexões e botões
A base externa conta com apenas três botões físicos, além do teclado deslizante. Um para a câmera, outro para ligar o aparelho e outro para controlar o volume do som. Há mais quatro atalhos sensíveis ao toque no lado inferior da tela, que são os botões “Menu”, “Tela Principal”, “Voltar” e “Pesquisa”.

Já as conexões ficam por conta da saída de áudio para fone de ouvido (incluso) no padrão 3,5 milímetros e porta MicroUSB. O cabo USB pode ser usado para transferir os dados e também usado em conjunto com o carregador do aparelho.

Milestone 2
Preço:
R$ 1.499
Especificações: Sistema Android 2.2, câmera de 5 megapixels e vídeos em alta resolução (720p), flash duplo, tela de 3,7 polegadas, processador de 1 GHz, 512 MB RAM, memória interna de 8 GB com adicionais 8 GB com uso de cartão MicroSD (já incluso), 3G, Wi-Fi, Bluetooth e GPS.

A favor: Função Motoblur, processador rápido, navegador GPS, busca por voz e compartilhamento de conexão 3G com até cinco aparelhos por meio do Wi-Fi.

Contra: Câmera fotográfica frontal, flash, falta de atalhos ".com" e "Ç" no teclado deslizante e peso do aparelho.


? Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Contador de notícias