iG - Internet Group

iBest

brTurbo

NotíciasÚltimo Segundo

18/01 - 15:33hs

"Pai da web" defende neutralidade da rede durante a Campus Party 2011
Tim Berners-Lee alerta para os perigos de controle da internet por empresas e governos

Claudia Tozetto, iG São Paulo

"Se empresas tentarem controlar a web, falem com o governo. Se o governo também tentar, saiam às ruas", disse Tim Berners-Lee durante palestra na Campus Party Brasil 2011.

Acompanhe o blog do iG na Campus Party

O homem que criou a web há quase 20 anos chamou a atenção dos participantes sobre a necessidade de a web continuar livre, para que qualquer pessoa possa encontrar as informações que deseja na rede. Segundo ele, com a chegada da internet aos tablets e smartphones, ficará mais fácil acessar as informações disponíveis na rede. Mas a liberdade de acesso aos dados poderá ser comprometida "por empresas que estão sempre tentadas a controlar o fluxo das informações".

Internet deve continuar descentralizada

Para Berners-Lee, a internet nasceu descentralizada e deve continuar assim. "Me preocupo quando percebo que algumas empresas, alguns sites, estão se tornando dominantes na web", disse. Segundo o cientista, os usuários devem, também, pressionar seus governos para criar leis mais rígidas para proteger a privacidade de dados pessoais na web. Em muitos casos, de acordo com Berners-Lee, essas informações são vendidas ou usados para impressionar anunciantes.

Para o pai da web, o momento pede que as pessoas utilizem sua criatividade para desenvolver novas aplicações na web que tragam ainda mais formas de disseminar as informações por meio da rede. "Mantenham o desejo de manter a rede livre, não deixem que eles a controlem", disse Berners-Lee.

Al Gore, ex-vice-presidente dos Estados Unidos na gestão Bill Clinton, também participou do debate e afirmou que a web precisa continuar livre para que as pessoas compartilhem informações importantes sobre grandes questões da atualidade, como o aquecimento global. "A missão de vocês é usar as ferramentas digitais para tornar esse momento de transição positivo", disse.

Governo eletrônico

Berners-Lee também enfatizou que é importante que os governos disponibilizem cada vez mais informações pela internet. "O governo brasileiro divulga poucas informações na web por enquanto, mas existem outros países, como Estados Unidos e Reino Unido, que conduzem grandes projetos nesse sentido", afirmou o pai da web.

Contudo, nem todas as informações do governo devem ser expostas, na opinião de Berners-Lee. Sobre o caso WikiLeaks, em que documentos confidenciais de diversos governos foram expostos por meio da internet, ele apenas afirmou que o governo deveria divulgar as informações gerais sobre a situação do país, da economia, mas proteger as informações que, de alguma forma, estão ligadas aos indivíduos.


? Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Contador de notícias