Notícias
09/03 - 08:00hs
Como incluir vídeos do YouTube no PowerPoint
Veja como usar vídeos do popular serviço do Google para melhorar apresentações
Mauricio Bruginski, para o iG Tecnologia
Um vídeo pode ser de grande ajuda para incrementar uma apresentação. Cada vez mais as pessoas querem aprimorar o conteúdo de um Powerpoint com um clipe assistido na internet ou gravado em câmeras pessoais. Como o YouTube é o maior banco de vídeos da internet, é útil saber como incluir clipes deste site em slides do PowerPoint.
Siga o iG Tecnologia no Twitter
Existem dois modos de fazer isso, úteis em situações diferentes. No primeiro caso, se a reunião acontece em uma sala com banda larga e rede sem fio de alta qualidade, pode-se embutir os vídeos para que no momento certo o Powerpoint execute automaticamente o conteúdo. Na segunda hipótese, se o local não tiver conexão à internet, o jeito é baixar completamente o vídeo do YouTube e incluí-lo no arquivo da apresentação. As diferenças entre os dois métodos são o tempo de carregamento do vídeo e espaço necessário no HD ou pen-drive.
O iG descreve abaixo os dois métodos de inclusão de vídeos do Youtube em apresentações que utilizam o Powerpoint 2007 ou superior.
Com acesso à internet no local
A maneira mais simples de adicionar os vídeos em lugares com uma ótima conexão de internet é por meio de um complemento para o Powerpoint. Este plug-in se chama YouTube Video Wizard (YTV).
Para instalá-lo faça o seguinte:
1. Clique neste link faça o download do arquivo zipado;
2. Extraia o conteúdo do arquivo ZIP para uma pasta;
3. Inicie o PowerPoint;
4. Clique no botão do Office e selecione “Opções do PowerPoint”;
5. Selecione a aba “Suplementos”;
6. Selecione “Suplementos do PowerPoint” da lista gerenciar na parte inferior. Clique em “Ir”;
7. Clique em “Adiconar novo”;
8. Navegue até a pasta onde o arquivo zip acima foi descompactado, selecione “YouTubeVideo2k7.ppa” e clique em OK.
9. É possível que surja um aviso sobre vírus de macros. Caso isso aconteça clique em “Habilitar Macros”. Quando o plug-in estiver devidamente carregado surgirá uma caixa de seleção marcada ao lado do nome deste complemento. Para utilizá-lo faça o seguinte:
1. Selecione a aba “Inserir” e clique em “YouTube Video” no grupo “Youtube”;
2. Digite o endereço (URL) do vídeo do YouTube;
| Reprodução |
![]() |
3. Escolha as informações adicionais solicitadas;
4. O YTV inserirá os vídeos no slide com controles em Flash incorporados;
5. Rode a apresentação (F5) para assistir ao vídeo;
Alguns vídeos do YouTube são protegidos de modo a rodar apenas no próprio site. Se isso acontecer, surgirá a mensagem “Este vídeo apresenta conteúdo de “nome do publicador”. A sua reprodução foi restringida em determinados sites.
Caso não seja fundamental uma apresentação visualmente bem acabada clique em “Assista no YouTube” e uma janela de seu navegador padrão se abrirá direto na pagina do vídeo no Youtube.
Sem acesso à internet no local
O método para quem está offline durante a apresentação é fazer o download do vídeo quando conectado e posteriormente anexá-lo ao arquivo do PowerPoint. O problema é que o PowerPoint não reconhece os formatos FLV ou MP4 usados no YouTube.
Portanto, é necessário usar algum site ou programa de conversão de vídeos para o formato AVI, WMV, ASF ou MPEG. Uma alternativa grátis e com bom desempenho é o aTube Catcher 2.2.5. Para usá-lo e inserir o vídeo no slide faça o seguinte:
1. Faça download do aTube Catcher 2.2.5;
2. Instale o programa;
3. Copie o endereço (URL) do vídeo do Youtube no navegador;
4. Na aba “Normal Mode” do aTube Catcher, cole o endereço em “URL”;
| Reprodução |
![]() |
5. Escolha uma pasta para salvar o vídeo capturado. Salve de preferência no mesmo local em que se encontra o arquivo do PowerPoint caso decida copiar a apresentação para um pen-drive;
6. Clique no ícone “Baixar”;
7. Inicie o PowerPoint;
8. Clique no menu “Inserir” e no grupo “Clipes de Mídia” clique em Filme;
9. Selecione o arquivo capturado acima e clique OK. O vídeo é vinculado à apresentação do PowerPoint.
? Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG

