Notícias
10/05 - 14:32hs
Google I/O: Empresa anuncia Android Honeycomb 3.1, aluguel de filmes e sistema de música online
Anúncios foram feitos no primeiro dia da conferência para desenvolvedores Google I/O
iG São Paulo
O Google I/O começou hoje com quatro grandes anúncios. O primeiro deles, numérico: segundo Hugo Barras, diretor de produtos do Google, desde o lançamento do Android Market, cerca de 4,5 bilhões de aplicativos já foram baixados. Além disso, cerca de 100 milhões de aparelhos com Android já foram ativados no mundo, sendo que 400 mil aparelhos com o sistema operacional do Google, são ativados por dia.
>> Mais sobre o Google I/O
Nova versão do Android unifica sistema para tablets e smartphones
Depois de anunciar os principais dados sobre o Android, o Google anunciou a versão 3.1 do Honeycomb (versão do Android para tablets) e a versão Ice Cream Sandwich, nova versão do Android que unifica o Android para dispositivos móveis, além de permitir maior customização de funcionalidades dos aparelhos.
Serviço de música
Outra novidade é o Google Music Beta. Trata-se de uma plataforma de música em nuvem, ou seja, que armazena arquivos em servidores que podem ser acessados pela internet a qualquer momento e de qualquer dispositivo. A princípio, o Google diposnibilizou 20 mil canções que podem ser tocadas em forma de lista em qualquer aparelho que utilize Android. A empresa também anunciou um serviço de locação de filmes por meio de streaming, disponível no Android Market.
| Reprodução |
![]() |
| Serviço do Google irá disponibilizar, inicialmente, 20 mil músicas para criação de listas |
Novos recursos para desenvolvedores
Entre os anúncios, um supreendeu a platéia. O novo kit de desenvolvimento para Android, além dos pacotes de programas, incluirá uma placa que, ligada a tablets e smartphones, transformam os aparelhos em interface para reações físicas reais. Ao mover o tablet, por exemplo, os movimentos são codificados em informação digital e podem ser reproduzidos em outros equipamentos.
| Reprodução |
![]() |
| Placa interpreta movimento das tablets e traduz a informação em movimento mecânico |
O anúncio de aplicativos para controle e gerenciamento remoto de equipamentos domésticos, Android Home, fechou o primeiro ciclo de apresentações da tarde. Com esses aplicativos, o usuário poderá controlar luzes e equipamentos de sua residência por meio do smartphone ou tablet.
? Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG

