iG - Internet Group

iBest

brTurbo

NotíciasÚltimo Segundo

10/05 - 14:31hs

Google I/O: Nova versão do Android unifica sistema para tablets e smartphones

Para evitar a fragmentação do Android, Google cria versão que funciona em qualquer dispositivo móvel

Claudia Tozetto, iG São Paulo

O Google anunciou hoje durante o Google I/O, conferência anual para desenvolvedores, a versão Ice Cream Sandwich do Android. Sem numeração, ao contrário das versões anteriores que pararam em 2.3, a nova versão serve para tablets e smartphones. A partir de agora, o Android se torna um sistema operacional para qualquer dispositivo móvel.

>> Leia mais sobre o Google I/O:

Google anuncia Honeycomb 3.1, aluguel de filmes e sistema de música online

Siga o iG Tecnologia no Twitter Siga o iG Tecnologia no Twitter

A nova versão chegará aos aparelhos apenas no quatro trimestre de 2011, de acordo com os executivos do Google. A unificação das versões para tablets e smartphones, de acordo com o site Cnet, mostra que o Google quer reduzir a fragmentação do Android. Com um sistema que se adapta a diferentes tamanhos de tela, os desenvolvedores poderão criar aplicativos uma vez só.

A nova versão inclui recursos do Android Honeycomb, versão específica para tablets presente em aparelhos como o Motorola Xoom e o Samsung Galaxy Tab 10.1, como multitarefa, interface de usuário e widgets mais complexos.

A nova versão também receberá os recursos da versão 3.1 do Honeycomb, anunciada hoje, que chega ao Xoom hoje nos EUA. Entre os novos recursos, widgets que podem ser redimensionados, além de uma lista que permite alternar entre aplicativos. "A versão Ice Cream Sandwich vai trazer o Honeycomb para o seu smartphone", disse o brasileiro Hugo Barra, diretor de gestão de produtos do Google para o Android.


? Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Contador de notícias