iG - Internet Group

iBest

brTurbo

NotíciasÚltimo Segundo

07/06 - 11:00hs

Seis dicas para o Dropbox

Veja como usar o serviço de backup para compartilhar documentos e recuperar arquivos apagados

Mauricio Coelho, para o iG Tecnologia

O Dropbox é um serviço de armazenamento de arquivos em nuvem que serve como uma ótima ferramenta para backup. O seu grande diferencial está na possibilidade de acessar os arquivos a partir de diferentes plataformas (Windows, OSX, Linux) e dispositívos móveis (Blackberry, Android e iOS). 

Conheça também o iG Backup

Além disso, o Dropbox possibilita a sincronização da última versão salva de documentos, fotos e músicas entre todos seus equipamentos.  Isto quer dizer que é possível começar a redigir um texto no notebook e terminar de onde parou num smartphone ou computador de mesa.
 
A versão grátis oferece 2GB de espaço. Para instalá-lo, crie uma conta no site do Dropbox e sigas as instruções. Feito isso, aproveite as dicas a seguir.

1 – Transfira a pasta Documentos para o DropBox

Muitas pessoas usam a pasta “Documentos” para armazenar os arquivos que são frequentemente acessados. Então nada melhor do que apontar o Dropbox como sendo o local padrão para a pasta “Documentos”. Feito isto, todos os arquivos terão uma cópia na conta do Dropbox e estarão sincronizados em todos seus computadores. Para configurar este recurso faça o seguinte:

Windows Vista ou 7

1. Clique com o botão direito do mouse na pasta “Documentos”;

2. Clique em “Propriedades”;

3. Na aba “Localização” clique em “Move”;

4. Aponte a pasta do Dropbox e clique em “Selecionar Pasta”;

5. Clique em OK.

OS X

1. Abra o Terminal

2. Digite “cd Dropbox” (sem aspas) para ir até o diretório do Dropbox;

3. Digite “ln -s ~/Documents/ Documents” (sem aspas) e crie um link simbólico para o diretório “Documentos”;

4. Um novo diretório aparecerá com uma seta preta no ícone, indicando que se trata de um link simbólico. Coloque os arquivos a serem sincronizados neste diretório.
 
2 – Recupere arquivos apagados

Apagou sem querer um arquivo da pasta do Dropbox?  Fique tranquilo caso isto aconteça pois é possível recuperá-lo de forma bem simples.  Faça o seguinte:

1. Acesse sua conta do Dropbox;

2. Na aba “Files” clique em “Show Deleted Files”;

3. Escolha qual arquivo deseja recuperar.

Reprodução
 

3 – Rastreie o micro caso seja roubado

A cada dia aumenta o número de computadores roubados, principalmente notebooks. O uso do Dropbox aliado a aplicativos de captura de tecla (keyloggers), captura de tela e/ou captura de imagens pela webcam, podem ajudar na recuperação de um computador roubado. 

Para que isto seja possível, faça com que estes softwares de captura instalados gerem um log de tudo que for teclado ou capturem imagens em intervalos de tempo pré-determinados na pasta do Dropbox. 

Existem tipos de programas com essas funções disponíveis na internet. Escolha um que tenha a opção de rodar escondido (em modo background) em seu micro. 

Assim, toda vez que o computador se conectar a internet será possível, após o roubo, rastrear as atividades de quem está com o equipamento e até mesmo ver uma foto da pessoa. 

4 – Abra uma versão anterior do arquivo armazenado

O Dropbox oferece um histórico de todas as mudanças feitas em um arquivo nos últimos 30 dias. Isto é muito útil quando o usuário remove um trecho de um documento e precisa dele novamente mais tarde.  Caso 30 dias não sejam o suficiente, mude para uma das versões pagas do Dropbox e tenha um histórico eterno dos arquivos armazenados.

Reprodução

Para restaurar uma versão anterior do arquivo faça o seguinte:

1. Acesse sua conta do Dropbox;

2. Na aba “Files” marque o arquivo desejado;

3. Selecione “More” e clique em “Previous versions”;

4. Escolha a data da versão do arquivo a ser restaurada.

5 – Use pastas públicas para projetos em grupo

O e-mail com arquivos anexos é uma forma muito usada para se trabalhar em grupo (ex.:  trabalho de conclusão de faculdade).  O problema deste método consiste na falta de facilidade de controlar e procurar as versões mais atualizadas dos arquivos ou separar o que é de cada um no grupo.

O Dropbox facilita estas tarefas de duas maneiras, pastas públicas ou pastas compartilhadas. O primeiro tipo de pasta consiste em criar um link público para que outros acessem facilmente o conteúdo.  O outro tipo consiste em criar uma pasta compartilhada e convidar outras pessoas para usá-la.

Neste último método, tudo o que for colocado ou atualizado na pasta será sincronizado com os computadores dos demais membros do grupo.  Para usar estes recursos faça o seguinte:

Pastas públicas

1. Acesse sua conta do Dropbox;

2. Na aba “Files” clique na pasta “Public”;

3. Feito o upload do arquivo, selecione-o e clique em “More”;

4. Selecione “Copy Public Link”;

5. Envie para quem desejar o link fornecido.

Pastas compartilhadas

1. Acesse sua conta do Dropbox;

2. Na aba “Sharing” clique em “Share a Folder”;

3. Nomeie uma nova pasta ou compartilhe uma já existente.

6 – Extensão para o Google Chrome

Acesse o conteúdo e verifique alterações recentes da pasta do Dropbox de forma rápida com a extensão para o Google Chrome


? Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Contador de notícias