iG - Internet Group

iBest

brTurbo

NotíciasÚltimo Segundo

08/06 - 14:21hs

Windows 8: O que vem por aí

Conheça as novidades do sistema para tablets e PCs da Microsoft

André Cardozo, iG São Paulo

Na semana passada, a Microsoft divulgou as primeiras informações oficiais sobre o Windows 8, a nova versão do Windows. A seguir, o iG detalha as novidades.

Veja o vídeo de apresentação do Windows 8 (em inglês)

O que é o Windows 8?

O Windows 8 é a nova versão do Windows, mas o nome pode ser mudado até o lançamento. O sistema está sendo projetado para funcionar não apenas em computadores de mesa e notebooks, mas também em tablets.

Na CES 2011, evento realizado em janeiro em Las Vegas, a Microsoft mostrou uma versão protótipo do Windows rodando em um chip de arquitetura ARM. Todos os tablets atualmente no mercado usam chips desse tipo.

A capacidade de rodar tanto em tablets quanto em PCs é uma meta ambiciosa da Microsoft. Até agora não há nenhum sistema que faça isso sem modificações profundas. A HP anunciou planos de adaptar o seu webOS, nativamente usado em tablets, para PCs. Mas isso ainda não aconteceu.

Quando o Windows 8 chega ao mercado?

O sistema deve ser lançado no final de 2012.

Quais as principais diferenças do Windows 8 para o Windows 7?

As diferenças começam no visual. O Windows 8 traz uma tela inicial dividida em pequenos quadrados, chamados em inglês de “tiles”. É um visual semelhante ao do Windows Phone 7, o sistema para smartphones da empresa.

O principal objetivo dessa mudança é criar uma interface que seja adequada tanto para tablets com telas de 8 ou 10 polegadas como para notebooks e PCs.

Há também mudanças nos tipos de programas. Além de programas convencionais do Windows, o Windows 8 rodará também aplicativos criados em HTML5 e JavaScript.

Esses tipos de aplicativos devem ser mais simples, como widgets de leitura de notícias e informações sobre o clima.

Outro novo recurso do Windows 8 deve ser uma loja de aplicativos. Ela deve funcionar de forma semelhante às lojas do Android, iPhone e do Mac.

Terei que aprender uma nova interface para usar programas antigos?

Pelas informações divulgadas até agora, não. Programas criados para Windows 7 e versões anteriores rodarão da mesma forma e com a mesma interface. Apenas programas criados especificamente para Windows 8 serão beneficiados pelos novos recursos de interface.

Quando haverá mais informações sobre o Windows 8?

A Microsoft deve anunciar novidades em setembro, em um evento para desenvolvedores.


? Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Contador de notícias