Versão Timeline estreia nas próximas semanas e destaca fotos publicadas por internautas

O Facebook anunciou hoje durante a f8, sua conferência para desenvolvedores, o recurso Timeline, uma evolução da página de perfil da rede social. Segundo o fundador e CEO da empresa, Mark Zuckerberg, o principal objetivo da nova página de perfil é mostrar a história da vida dos usuários. "Atualmente, o mural dos perfis de cada usuários é atualizado com muita frequência. Uma consequência disso é que eventos importantes rapidamente somem dos perfis. Um dos objetivos do Timeline é resolver esse problema", afirmou. A nova página de perfil deve ser ativada para todos os usuários nas próximas semanas.

Zuckerberg apresenta a nova página de perfil do Facebook
Getty Images
Zuckerberg apresenta a nova página de perfil do Facebook

A nova página de perfil do Facebook lista os eventos mais importantes da vida dos usuários e permite que o internauta navegue por ano. "No ano mais recente, a Timeline lista mais eventos, incluindo atualizações menos importantes. Mas, à medida que se navega para anos anteriores, apenas os eventos mais importantes são mostrados. Atualizações de pouca importância são descartadas à medida que se recua no tempo", explicou Zuckerberg.

A página Timeline tem um visual mais atraente do que a página do perfil atual. Ela permite incluir uma grande foto no alto da página e exibe fotos em tamanho maior do que a página de perfil atual. A Timeline tem ainda filtros que facilitam a navegação. É possível, por exemplo, ver apenas as fotos publicadas por usuários em cada ano.

Novo perfil do Facebook traz fotos maiores
Divulgação
Novo perfil do Facebook traz fotos maiores
A Timeline também permitirá publicar fotos no ano em que foram tiradas. Um usuário que tem uma foto tirada em 1996, por exemplo, poderá publicá-la no ano 1996 da Timeline. Zuckerberg afirmou também que a Timeline foi projetada para funcionar de forma eficiente também em smartphones.

Privacidade

O Facebook criou controles para que os usuários possam determinar quem pode ver a Timeline, e quais tipos de conteúdo serão exibidos. Cada item publicado no Facebook vem com um menu que permite escolher quais histórias estarão na Timeline e quais devem ser ocultadas.

Você gostou das mudanças anunciadas pelo Facebook hoje? Comente no fim desta página.

    Leia tudo sobre: facebook
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.