Em fase de testes, novo aplicativo pode reduzir em até 40% os acidentes fatais em estradas


Por Guilherme Abati

App criada por grupo de cientistas promete prevenir número de acidentes graves e reduzir mortes em autoestrada em até 40%. Mesmo em fase de testes e simulações, grupo se mostra entusiasmado com o desenvolvimento do sistema. Basicamente, o que estamos fazendo é colocar os carros em comunicação peer-to-peer, diz Marco Roccetti, pesquisador e professor da Universidade de Bologna, membro do time que desenvolve o app, em matéria publicada no site TG Daily . O que estamos testando é embutir um sensor de aceleração, para que quando aconteça alguma colisão de veículos, os carros que se aproximam sejam informados imediatamente.

Siga o iG Tecnologia no Twitter Siga o iG Tecnologia no Twitter


O grande desafio do aplicativo é fazer com que centenas ou mesmo milhares de veículos em uma autoestrada de oito pistas não inundem o sistema. Se todos os carros passaram mensagens de falha para aqueles atrás deles, a capacidade disponível seria alcançada muito rapidamente. Assim, o sistema precisa ser seletivo, afirma a equipe.

Então, o grupo desenvolveu uma técnica pela qual, quando um carro envia alguma mensagem avisando sobre a ocorrência de acidente, todos aqueles dentro de uma faixa de 300 e 1000 metros recebem o sinal, mas apenas um envia a mensagem.

Com a app, cada veículo sabe a direção e a velocidade de todos os outros carros ao seu redor e todas as informações são atualizadas a cada segundo.

As tecnologias que estamos usando já estão maduras e acessíveis, diz Alessandro Amoroso, outro cientista envolvido no projeto. O sistema pode ser integrado diretamente no painel do carro. Os testes vem nos surpreendendo, decidir se deve ou não ser lançando no mercado é apenas uma questão comercial, conclui Amoroso.

Esse felizmente não é o único exemplo de tecnologia sendo aplicada para otimizar a segurança e o bem-estar dos motoristas. Muitas empresas de tecnologia móvel estão trabalhando atualmente para ajudar a população de grandes centros urbanos a lidar com o caótico trânsito e evitar o número de mortos em acidentes automobilísticos.

    Leia tudo sobre: aplicativo
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.