Novo iPad tem mais apelo para gamers e fotógrafos

Tela mais nítida e chip mais poderoso trazem mais benefícios em jogos com gráficos sofisticados. Nova câmera aprimora fotos

iG São Paulo |

Anunciado na última quarta-feira (7) pela Apple, o novo iPad trouxe algumas novidades em relação ao iPad 2, mas nenhuma mudança drástica. Os novos recursos deixam o iPad novamente no topo do mercado e mais do que pronto para concorrer com a nova geração de tablets com Android.

Leia também:
Compare o novo iPad com o iPad 2
Novo iPad tem resolução maior do que Xbox 360 e Playstation 3

AP
Novo iPad: tela mais nítida é um dos diferenciais
Os avanços na tela e no processador deixarão todas as tarefas mais rápidas e agradáveis no novo iPad. Mas duas terão os maiores benefícios: jogar games e lidar com fotos.

Tela e processador beneficiam games

O novo processador A5X tem dois núcleos, assim como o chip A5 do iPad 2. Mas o novo processador também conta com um módulo gráfico (GPU) de quatro núcleos.

Essa diferença, segundo a Apple, faz com que o novo iPad tenha um desempenho muito superior ao iPad 2 em aplicações que exigem muito processamento gráfico.

E é nessa categoria que estão games como Dead Space, Soul Calibur e GTA 3. Não por acaso, uma das demonstrações do evento de lançamento do novo iPad foi da Epic Games. A empresa mostrou o jogo Dungeons, um novo game da série de games para iPad Infinity Blade, conhecida pelos gráficos detalhados.

A tela do novo iPad tem o dobro da resolução do iPad 2. Novamente, é um avanço que deve ser mais sentido em aplicações com grande apelo gráfico, como os games. Durante o lançamento, a Apple afirmou que os aplicativos básicos do iPad (aqueles que já vêm com o aparelho) foram atualizados para aproveitar melhor a resolução. Já outros aplicativos dependerão de atualização de seus desenvolvedores para explorarem ao máximo a nova tela.

Fotografia aprimorada

Outra aposta da Apple com o novo iPad é na fotografia. O iPad 2 já trazia uma câmera traseira para fotos, mas na prática ela pouco utilizada.

Getty Images
iPhoto permite editar imagens no iPad
A baixa resolução, de menos de 1 megapixel, limitava o uso da câmera apenas a situações em que a qualidade da imagem não importava (por exemplo, para tirar fotos de slides de uma apresentação).

Já o novo iPad tem uma câmera de 5 megapixels e com recursos similares à do iPhone 4S. Ela já é suficiente para tirar fotos de boa qualidade, ainda que não se aproxime das câmeras compactas.

Além da câmera, a Apple anunciou outra novidade útil para fotógrafos. O aplicativo iPhoto, editor de fotos presente nos computadores Macintosh, ganhou uma versão para o novo iPad.

Por meio do aplicativo é possível corrigir aspectos básicos das imagens (brilho, contraste e saturação), aplicar filtros e compartilhar as fotos no Flickr ou no Facebook. O aplicativo ainda não chega nem perto de editores de foto profissionais, como Aperture ou Lightroom. Mas dá conta do recado para operações básicas de tratamento de fotos. O iPhoto custa US$ 4,99 na App Store.

Leia tudo sobre: ipadappletablet

Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG