Em parceria com empresa de segurança, Facebook passará a alertar usuários que clicarem em links suspeitos

O Facebook, rede social mais popular do mundo, ganhará em breve um novo recurso que verificará links compartilhados antes que os usuários sejam redirecionados para as páginas. Numa parceria global com a empresa de segurança Websense , o sistema da rede social enviará o link para os servidores da empresa, que o analisará e enviará um parecer de volta para o Facebook. O novo recurso será disponibilizado, gradativamente para os cerca de 800 milhões de usuários, a partir de hoje.

Mensagem da Websense alertará usuários sobre links suspeitos
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Mensagem da Websense alertará usuários sobre links suspeitos
Se o sistema da Websense informar a rede social de que trata-se de um link para uma página falsa (usada em ataques de phishing) ou para uma página que contém algum vírus ou outro tipo de malware, uma mensagem avisará o internauta e sugerirá que ele volte a página anterior. A mensagem também explicará ao usuário porque o link é considerado suspeito.

Para fazer a identificação, o site estará integrado com ferramenta baseada em nuvem de análise e identificação de malware da Websense. Segundo a empresa, a ferramenta permite identificar sites suspeitos que já constam em seu banco de dados, mas também encontra ameaças mesmo em sites desconhecidos. Sites com URLs encurtadas também são analisados.

Segundo o Facebook, a equipe da rede social também mantém um cadastro de links maliciosos, já usada para identificar ações de propagação de malware por meio do site. Outras redes sociais, como Foursquare e Twitter, também enfrentam problemas com o uso indevido para compartilhar links ou mensagens de spam. Algumas delas, inclusive, têm sido usadas como central para gerenciar vírus.

Assuntos mais comentados em fan pages

Outro novo recurso anunciado neste final de semana pelo Facebook é uma lista de assuntos mais comentados pelos usuários em fan pages. Chamado provisóriamente de "Pessoas falam sobre", o novo recurso também fornecerá uma nova métrica para os administradores de fan pages, mas alguns dos termos mais comentados ficarão à vista dos visitantes.

Para montar a lista de assuntos que as pessoas estão comentando, o sistema do Facebook analisará toda a atividade dos usuários, como uso do botão Curtir e Recomendar, comentários, respostas a perguntas publicadas na página e check-ins em lugares. O recurso, no entanto, não mostrará se os assuntos estão sendo comentados de forma positiva ou negativa.

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