RIM anunciou quarta versão do sistema operacional dos dispositivos BlackBerry na semana passada em conferência nos EUA

A nova plataforma BBX , anunciada pela Research in Motion (RIM) durante a conferência anual de desenvolvedores, chegará aos primeiros smartphones e tablets da marca no segundo semestre de 2012. A informação é de Peter Gould, diretor geral da RIM para o Brasil, que esteve presente no BlackBerry Colaboration Forum, evento realizado hoje em São Paulo (SP). "Ainda não temos as datas exatas de lançamento dos produtos, mas eles serão lançados primeiro em mercados mais maduros e depois em outros países como o Brasil", disse Gould em entrevista ao iG .

Torch 9860 é um dos primeiros aparelhos com BlackBerryOS 7 a chegar ao Brasil
Reprodução
Torch 9860 é um dos primeiros aparelhos com BlackBerryOS 7 a chegar ao Brasil
O BBX é um sistema operacional híbrido que, segundo a RIM, mistura recursos disponíveis no BlackBerryOS 7, última versão do sistema operacional para smartphones, com outros exclusivos da QNX, plataforma de código aberto que estreou no tablet PlayBook .

Trata-se da quarta geração do sistema operacional da RIM, lançada com o intuito de ajudar a empresa a superar a crise que está enfrentando após a chegada de smartphones mais avançados ao mercado, como o iPhone e os aparelhos com Android.

Outra novidade que a plataforma BBX traz é a unificação do sistema operacional da RIM para smartphones e tablets. Até agora, desenvolvedores precisam desenvolver dois aplicativos diferentes, um em Java e outro em WebWorks - apenas alguns aplicativos simples desenvolvidos em WebWorks rodam no BlackBerryOS 7. Com o BBX, os desenvolvedores escreverão o código dos aplicativos uma única vez.

Quem desenvolve aplicativos para BlackBerryOS 7, no entanto, terá que aprender a nova plataforma para continuar oferecendo aplicativos por meio do BlackBerry App World. "Os aplicativos desenvolvidos para BlackBerryOS 7 deverão ser portados para a plataforma BBX", diz Angel Aldana, gerente de alianças da RIM para a América Latina.

BlackBerryOS 7 chega ao Brasil em novembro

Durante sua conferência para parceiros e clientes corporativos no Brasil, a RIM também anunciou a chegada dos primeiros três aparelhos com a versão 7 do BlackBerryOS : o BlackBerry Bold 9900, o Torch 9860 e o Curve 9360. Os três modelos chegam às lojas em novembro, mas ainda não têm preço definido.

Os aparelhos foram lançados nos EUA na metade de 2011. O modelo Bold 9900 é o aparelho mais fino já fabricado pela RIM, com 10,5 milímetros de espessura. Ele oferece teclado físico Qwerty, além de tela sensível ao toque e suporte à tecnologia NFC (Near Field Communication), que permite fazer pagamentos por meio do celular.

Já o Torch 9860 é o primeiro aparelho sem teclado físico da linha BlackBerry. Com tela de 3,7 polegadas com resolução de 800 x 480p, o aparelho vem com plataforma BlackBerryOS 7 otimizada para o uso da tela sensível ao toque. O Curve 9360, por sua vez, vem com teclado físico, GPS e conexão Wi-Fi, além de câmera de 5 megapixels e suporta cartão de memória microSD de até 32 GB.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.