Fontes atribuem a criação do e-mail ao pesquisador Ray Tomlinson e não a V.A. Shiva Ayyadurai, que seria uma fraude, diz blog

Por Guilherme Abati

V.A. Shiva Ayyadurai é uma fraude que por anos foi tido como a mente por trás do email. É isso o que pensa um grupo de geeks, segundo o Gizmodo . A história voltou a tona na semana passada depois de uma reportagem veiculada pelo Washington Post.

A reportagem em questão dizia que o Museu Smithsonian adquiriu fitas, documentação, direitos autorais e mais de 50.000 linhas de código que contam a invenção do email. Segundo o texto, as linhas de código que produziram o primeiro “bcc”, “campos cc”, “a” e “de” eram fruto da imaginação de um menino com então 14 anos de idade, um certo norte-americano descendente de indianos chamado VA Shiva Ayyadurai.

A questão é que muitas pessoas não acreditam que Ayyadurai inventou email em 1978. Os céticos dizem que tudo que Ayyadurai fez foi escrever um programa de computador chamado “ EMAIL ”, que ele registrou, em 1982. Segundo estes, o email , na verdade, antecede o programa criado por Ayyadurai. Enquanto mantém os direitos autorais pode ser bom o suficiente para Ayyadurai, os conhecedores da Internet não estão contentes om a história.

Segundo diversas fontes , a primeira mensagem entre dois computadores foi enviada em 1971, pela ARPANET . O que faria com que o pesquisador Ray Tomlinson se tornasse o verdadeiro o inventor do email. Tomlinson não chega a levar o crédito pela invenção, mas ele parece pensar que o sistema que ele estava usando em 1971 era de fato o nosso conhecido e-mail. De acordo com a descrição em seu site:

A primeira mensagem foi enviada entre dois computadores que estavam literalmente lado a lado. A única conexão física que eles tinham (além do piso sobre o qual estavam assentados) foi através da ARPANET .

_ Mandei um número de mensagens de teste para mim de uma máquina para outra. As mensagens de teste eram totalmente esquecíveis e eu, portanto, as esqueci. O mais provável é a primeira mensagem foi QWERTYUIOP ou algo similar._

Quando eu estava convencido de que o programa enfim funcionava, enviei uma mensagem para o resto do meu grupo explicando como enviar mensagens através da rede. O primeiro uso de e-mail de rede anunciou a sua própria existência .

Estas primeiras mensagens foram enviadas no fim de 1971. Pelo critério técnico e cronológico, portanto, Tomlinson é o homem. O Washington Post publicou uma correção, que admite – de forma difusa e confusa – que Ayyadurai “realmente pode ou não” ter inventado o e-mail.

Nós, da Geek, vamos ainda mais longe: as máquinas de mainframe já possuíam previsão para troca de correio eletrônico entre os usuários nos anos de 1960. Era tudo dentro do mesmo computador, é verdade, mas os mainframes possuíam dezenas – às vezes centenas – de terminais de vídeo (monitor e teclado) espalhados pela empresa em que estavam instalados. Escritórios em outras cidades às vezes ganhavam um temrinal “burro” desses, com um modem para se conectar ao computador na matriz. Portanto, mesmo antes de Tomlinson já existia algo que pode ser chamado de e-mail.

Como arremata o Gizmodo, o melhor mesmo é considerar que a criança tem mais de um pai. Porque, de fato, tem.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.