Game foi produzido noite adentro em um quartinho calorento, conta Bill Gates

Bill Gates e Paul Allen em 1981, cercados de PCs
Eweek.com
Bill Gates e Paul Allen em 1981, cercados de PCs
Por Kao ‘Cyber’ Tokio

Em um momento importante para a história da computação em que se comemoram os 30 anos de criação do PC, vem a público a história da criação do primeiro game para PC. E, é claro, Bill Gates está não apenas envolvido, como foi o verdadeiro criador da obra.

Na época, a programação dava seus passos iniciais para o uso dos micro computadores e pessoas como Bill Gates e Steve Jobs, para ficar em apenas dois exponentes, criavam suas produções na unha, programando cada linha e ficando verdadeiramente entusiasmados com os resultados.

Não fosse a criação de um game com o Basic uma proeza para poucos, o joguinho foi criado em uma virada de noite, por Bill e seu parceiro Neil Konzen. É ele mesmo quem conta a história, nessa transcrição da Conferência Anual de desenvolvedores Tech Ed de 2001, disponível no site da Microsoft .

“De fato, estávamos eu e Neil Konzen, às quatro da manhã, com um protótipo do IBM PC, sentados numa sala pequena. A IBM fazia questão de que ficássemos num lugar com tranca na porta e só havia esse pequeno closet que tinha fechadura, então tivemos que fazer todo o desenvolvimento lá dentro, com uma temperatura sempre superior a 37 graus. Nós escrevemos tarde da noite um pequena aplicação para mostrar o que o Basic instalado no IBM PC poderia fazer. E foi assim que surgiu Donkey.Bas. Naquela época, era (um jogo) bem emocionante”.

O primeiro game comercialmente lançado para o PC seria, mais tarde, também produzido pela Microsoft, como mostra o site Technologizer : Microsoft Adventure, baseado em “Colossal Cave Adventure”, game em texto que já era comum nos mainframes de universidades e centros de pesquisa. Curiosamente, Microsoft Adventure foi inteiramente escrito por Gordon Letwin dois anos antes do lançamento do primeiro PC, informa o site Moby Games .

O site Coding Horror oferece o código do jogo, para os nerds entusiastas do Basic e, se você quiser vivenciar um impactante momento de lazer, pode baixar uma cópia de Donkey.Bas no site Abandoned Zone, através deste atalho .

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.