Olhar Digital

Atari divulgou os detalhes de seu novo console
Divulgação/Atari
Atari divulgou os detalhes de seu novo console


Atari publicou um post no Medium detalhando o progresso do projeto VCS, seu novo console , em resposta a dúvidas levantadas por um artigo no The Register publicado após o pedido de demissão do engenheiro chefe do projeto.

Segundo a empresa, a jornada do produto, de um “conceito misterioso” a um “sucesso no IndieGogo” foi “cheia de reviravoltas”, mas apesar de haver muito a ser feito até que o console esteja pronto para a produção, ele está “a cada dia mais perto”.

Leia também: Shota Nakama: artista que virou meme vem ao Brasil tocar música de game

O artigo começa detalhando o hardware , baseado em um processador AMD Ryzen acompanhado por 4 ou 8 GB de RAM . Assim como o PlayStation 4 e o Xbox One , o Atari VCS é baseado em tecnologia dos PCs, mas com um design otimizado para uso em um gabinete compacto.

Você viu?

O hardware do novo console da Atari tem entre 4 e 8 GB de memória RAM.
Divulgação/Atari
O hardware do novo console da Atari tem entre 4 e 8 GB de memória RAM.


Para isso, um sistema de refrigeração customizado foi desenvolvido, que usa aberturas na traseira para sugar ar do ambiente, que refrigera os componentes e é expelido pelo lado oposto. O ventilador é acoplado a sensores no processador , para que a velocidade de rotação possa ser controlada de acordo com a temperatura, evitando ruído excessivo e aumentando a eficiência do sistema.

Leia também: Games mobile: quem ganha na disputa entre Android e iOS?

O design dos componentes plásticos que formam o gabinete, segundo a empresa, está “praticamente completo” e passando pelo processo de ajustes de encaixe e finalização, essencial para facilidade de montagem na linha de produção e para que a aparência final corresponda às imagens conceito divulgadas para os consumidores. O mesmo processo está sendo realizado em uma outra fábrica, que está produzindo os controles Atari Classic Controler e Atari Modern Controller .

Segundo a Atari, o design do novo console está praticamente completo.
Divulgação/Atari
Segundo a Atari, o design do novo console está praticamente completo.


Por fim a Atari admite que, no momento, quando ligado o VCS se comporta mais como um PC comum do que como um console tradicional. Segundo a empresa, quem comprou o console durante a campanha de financiamento receberá hardware finalizado, mas software ainda em estado preliminar. Entretanto, a empresa afirma que há esforços em “diferentes estágios” para o desenvolvimento de uma interface própria , loja de aplicativos e apps, e que ‘mal pode esperar’ para mostrar isto ao mundo em eventos para a imprensa e parceiros que devem acontecer no final do ano.

A previsão atual é de que o Atari VCS seja lançado em Março de 2020. Atualmente, o console está em pré-venda nos EUA, em seu site oficial e em redes como Walmart e GameStop.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!