Olhar Digital

Vídeo mostra a evolução dos iPhones
Divulgação/Apple
Vídeo mostra a evolução dos iPhones


O YouTuber Marques Brownleee, do canal MKBHD, publicou recentemente um vídeo comparando o iPhone 11 com o modelo original, lançado 12 anos atrás. A idéia é mostrar a evolução da tecnologia neste período e dar uma resposta aos que sempre reclamam que o iPhone “do ano” é “igual ao anterior”, fora algumas “pequenas mudanças”. Qual seria o impacto destas mudanças ao longo do tempo?

Leia também: Como será o iPhone 12? Confira imagem vazada

Você viu?

A diferença mais gritante é o design . Perto de um iPhone 11 Pro Max , com sua tela de 6,5 polegadas, o modelo original parece um brinquedo. A tela de 3,5 polegadas tem resolução de apenas 320 x 480 pixels, superada de longe até mesmo pelo smartphone mais barato que você pode encontrar atualmente no mercado.


Passado o choque com o tamanho, a câmera chama a atenção. Sim, no singular, porque há apenas uma câmera, traseira, com sensor de meros 2 MP e sem flash. Fotos no escuro? Selfies? Pode esquecer. O software também é mínimo: um preview da imagem, um botão para capturar a foto e só. Nada de disparo rápido (burst), live photos, zoom, controle de exposição ou balanço de branco, nem mesmo um modo para capturar vídeo.

Leia também: Apple, Xiaomi e Huawei: veja quem ganha na disputa de câmeras

Hoje é fácil rir de um aparelho que parece tão “simplório”, mas é preciso lembrar que seus recursos eram revolucionários para a época . Se não pelo hardware (o contemporâneo Nokia N95, por exemplo, era mais sofisticado), pelo software e paradigmas de uso que o iPhone trouxe e que hoje estão presentes em qualquer smartphone . Coisas como uma tela grande e capacitiva, controle por gestos, uma interface coerente e unificada, uma loja de apps (a partir da versão 2.0 do iOS) e mais.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!