Olhar Digital

Aplicativo mostra se seu iPhone foi invadido
Unsplash
Aplicativo mostra se seu iPhone foi invadido


Dan Guido é fundador de uma empresa de segurança cibernética, a Trail of Bits, e “surtou” quando o aplicativo de seu banco alertou que seu smartphone não era seguro. Dessa forma, resolveu criar um app para informar ao usuário se seu celular foi invadido. Depois de anos de desenvolvimento, o iVerify finalmente chegou à App Store .

Durante muito tempo acreditou-se que os iPhones eram os dispositivos mais seguros para se comprar. Porém, nos últimos meses, algumas pesquisas mostraram uma série de brechas no celular. Um pesquisador do Google encontrou 10 erros no iMessage que permitiam que hackers invadissem silenciosamente. Algumas semanas depois, o Google revelou que integrantes de um grupo da China, os "iugures", tiveram seus telefones invadidos, supostamente por hackers que trabalhavam para o governo chinês.

Leia também: Os vilões: veja quais aplicativos acabam com a bateria do seu iPhone

Você viu?

O iVerify foi projetado para procurar anomalias e efeitos colaterais criados por hackers no iPhone . Segundo Guido, o segredo do seu aplicativo é se basear em jailbreaks públicos existentes e na engenharia reversa do sistema operacional do iPhone.

No entanto, o smartphone da Apple é projetado de uma maneira que limita ferramentas como o iVerify. O celular dificulta a coleta de dados de aplicativos instalados pelos usuários e, por esse e outros motivos, pesquisadores de segurança reclamaram que é quase impossível descobrir se o iPhone foi invadido.

Essa não é a primeira vez que um aplicativo com essa finalidade foi lançado. O iDevice foi lançado em 2016, mas rapidamente foi banido da App Store. Além de informar se seu celular foi invadido, o novo aplicativo ainda possui uma série de guias de instruções para ajudarem o usuário a proteger seu iPhone , como formas de melhorar a privacidade e reduzir as chances de ser invadido.

Leia também: Teste mostra que é fácil roubar dados via Google Home e Alexa; assista

O iVerify já vem encontrando alguns problemas com a Apple . A principal reclamação da desenvolvedora foi ao fato de o aplicativo recomendar apps específicos para melhorar a segurança, como o gerenciador de senhas 1Passoword, o aplicativo de mensagens criptografadas Signal, Google Authenticator, entre outros. A Apple afirmou que recomendar aplicativos específicos fere os termos de serviço da App Store. O iVerify também foi proibido de entrar na loja de aplicativos chinesa por recomendar VPNs, que são ilegais na China.

O aplicativo está disponível na App Store por US$ 4,99 e o Trail of Bits planeja lançar uma tecnologia de detecção de jailbreak, conhecida como iVerify Core, para empresas que desejam integrá-lo a seus produtos ou personalizá-lo para seus funcionários.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!