Olhar Digital

Minecraft é usado para aprendizado
Reprodução/Facebook/Minecraft
Minecraft é usado para aprendizado


Games  na sala de aula? Essa foi a proposta dos pedagogos do Colégio Marista Glória, em São Paulo, que usaram o jogo  Minecraft  para recriar o desastre de Brumadinho  com alunos do 3º ano do ensino fundamental. Com idades entre sete e oito anos, os alunos conseguiram compreender, por meio do jogo, os impactos naturais e sociais decorrentes do rompimento da barragem.

A atividade simulou no Minecraft as consequências da tragédia para a biodiversidade e estimulou as crianças a pensarem em soluções para a área impactada. O ensino por meio de jogos ajuda a excitar a imaginação das crianças e pode ser um poderoso aliado no aprendizado. “A tecnologia fornece alguns meios para amparar o professor, facilitando essa mediação e dando suporte para que ele possa atuar com cada aluno em seu desenvolvimento”, afirmou João Carlos Rodrigues de Sino, responsável pela Tecnologia Educacional do Colégio Marista Glória.

Você viu?

Leia também: Conheça 5 jogos apresentados na BGS que podem te ajudar a aprender inglês

O Colégio Marista Glória afirmou que usa, cada vez mais, jogos como Minecraft no ensino dos alunos. Essa prática mostra como é possível aprender despertando curiosidade e interesse, sobretudo na fase lúdica que os alunos se encontram.

O rompimento da barragem de Brumadinho ocorreu dia 25 de janeiro deste ano, resultando em um dos maiores desastres ambientais do país. Além do impacto para a biodiversidade local, a catástrofe deixou mais de 220 mortos, inúmeros desaparecidos e impactos no desenvolvimento da região.

Educadores acreditam que trabalhar essas questões logo na infância podem despertar comportamentos ligados à preservação ambiental .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!