Consumer Eletronics Show 2019
Divulgação/CES
Consumer Eletronics Show 2019


Considerado o maior evento da indústria da tecnologia do mundo, o Consumer Eletronics Show (CES), realizado anualmente em Las Vegas, chegou a ser apelidado como “Chinese Electronics Show”, dado o número de expositores chineses. Mas com o cenário de guerra comercial entre Washington e Pequim , com a imposição de restrições a companhias chinesas, a participação de representantes do país comunista mostra sinais de queda, revela o Wall Street Journal.

O evento, que começa nesta terça-feira (07), terá o espaço designado a expositores chineses entre 5% e 6% menor em relação ao ano passado, de acordo com os organizadores. Ao todo, 1.097 empresas chinesas requisitaram estandes, uma pequena redução em relação a 2019, quando participaram 1.120 companhias. E nem todas darão as caras.

A rede de varejo Suning, segunda maior empresa privada da China e habitual expositora, anunciou que não irá participar do CES neste ano, apesar de já ter pago pelo espaço. Um porta-voz se negou a detalhar os motivos da desistência, informando apenas que nem o pessoal da China, nem dos EUA, irá a Las Vegas.

Leia também: China decide parar de usar Windows; entenda

Você viu?

A Consumer Technology Association ( CTA ), organizadora do CES, afirmou que todos os grandes expositores chineses que participaram do evento em 2019 retornarão neste ano. Segundo a associação, a única área com declínio notável na participação de chineses é a “Design and Source”, com foco em design, fornecimento e empacotamento.

“A guerra comercial é ruim para ambos os países”, afirmou a CTA, em comunicado. “A CTA continua trabalhando com o Congresso e com o governo para alcançar um acordo com a China que elimine tarifas e resolva as práticas comerciais da China”.

Leia também: China exige escaneamento facial para compra de linha de celular e gera polêmica

Huawei estará presente

No ano passado, as relações comerciais entre os dois países se acirraram, principalmente na indústria da tecnologia. A Huawei é o exemplo maior dessa disputa, por ter sido proibida de comprar peças e serviços de fornecedores americanos, mas outras empresas também foram alvos de sanções, como a fabricante de smartphones ZTE e as empresas de vigilância eletrônica Hikvision e Dahua Technology.

Apesar das sanções, a Huawei informou que participará da CES . “A CES é um show de tecnologia global e a Huawei, como uma líder global de tecnologia, vai usar a oportunidade para apresentar seus produtos de consumo, incluindo smartphones, tablets e laptops, para o mercado global”.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!