Olhar Digital

Celulares podem voltar a ter baterias removíveis
Reprodução
Celulares podem voltar a ter baterias removíveis


Há alguns anos, todos os celulares possuíam  baterias removíveis , e hoje em dia é extremamente raro, para não dizer impossível, encontrar um modelo de smartphone com tal característica. Porém, se depender da União Europeia , os dispositivos devem voltar a ter baterias removíveis, com o propósito de reduzir lixo eletrônico .

A explicação para a nova sugestão é que, ao trocar apenas a bateria de um celular quando esta estiver desgastada, o usuário manteria o aparelho por mais tempo ao invés de trocá-lo a cada dois anos ou até menos. Além disso, a proposta também prevê a reciclagem e reutilização de certos materiais após o descarte de celulares.

Leia também: Xiaomi Mi 10 poderá ser recarregado em 45 segundos

Essa não é a primeira medida que o continente sugere para diminuir o desperdício de eletrônicos . Há pouco tempo atrás, a UE sugeriu a padronização da porta USB  em smartphones . Atualmente, a Apple possui sua própria entrada, enquanto as demais principais marcas mantêm um padrão.

O novo plano da União Europeia vai ser apresentado já no próximo mês. Como as empresas vão reagir à proposta e se um dia ela vai ser aceita, apenas o tempo dirá. Enquanto isso, os usuários vão ter que se contentar em trocar de smartphones quando sua bateria se desgastar.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!