Olhar Digital

Anatel reúne empresas para avaliar impacto na internet
Divulgação/Anatel
Anatel reúne empresas para avaliar impacto na internet


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) convocou as empresas de internetstreaming  - como  FacebookNetflix Google  - para uma reunião extraordinária de avaliação nesta terça-feira (24). Agora, essas empresas também farão parte do grupo de Gestão de Riscos e Acompanhamento do Desempenho das Redes de Telecomunicações . A Anatel decidiu aumentar o número de participantes do grupo no dia 20 de março, quando enviou ofícios a todas as companhias.

A Anatel quer um balanço das mudanças de consumo dos brasileiros em decorrência do novo hábito de home office , modo de trabalho adotado pela maioria das empresas durante a pandemia do novo coronavírus . Além disso, a agência pede às entidades que avaliem eventuais impactos e riscos percebidos nas redes de telecomunicações para prevenir a degradação no desempenho do serviço.

Leia também: Serviços de streaming diminuem qualidade para não sobrecarregar rede de internet

Além das empresas de OTT, a reunião online contará também com a presença da Abrint (operadoras regionais de banda larga), do Sinditelebrasil (operadoras), da Associação Neo (operadores de TV paga e ISPs), do nic.br (núcleo de coordenação do PontoBr), da Abramulti (regional de provedores de internet) e da Brasscom (empresas de software e fabricantes de computadores).

Redução da qualidade de vídeo

Recentemente, a União Europeia sugeriu às empresas de streaming a redução da qualidade de transmissão de seus vídeos, a fim de não sobrecarregar a internet. No Brasil, as empresas estão seguindo o mesmo caminho. A Globo, por exemplo, anunciou neste sábado (21) que seu serviço de streaming Globoplay passará a ter uma limitação na entrega de dados. A empresa afirmou durante a programação que "está agindo para reduzir a pressão sobre os equipamentos das operadoras e sobre os chamados pontos de troca de tráfego".

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!