Olhar Digital

Veja como ter privacidade durante uma videoconferência
Divulgação
Veja como ter privacidade durante uma videoconferência


Ao trabalhar de casa ou de forma remota é bem capaz que você acabe utilizando o seu computador pessoal , que pode conter arquivos e informações que você não queira revelar ou mostrar para os outros. Por sua vez, uma tarefa rotineira de quem trabalha remotamente é ter que compartilhar a sua tela em serviços de videoconferência para mostrar algum processo ou determinada informação.

Para evitar qualquer tipo de constrangimento nestas horas, existe uma série de configurações e recomendações que você pode seguir para manter a privacidade ao compartilhar a tela do seu PC. 

Leia também: Está fazendo home office? Google libera opções de videoconferência gratuitamente

Crie uma conta apenas para o trabalho

Ao utilizar um computador com Windows , Mac OS ou Linux , uma das dicas mais simples, porém das mais eficazes, consiste em você criar um usuário apenas para o seu trabalho. Dessa forma, esse perfil só mostrará os arquivos que você usa para trabalho e tudo que é de uso pessoal não ficará a mostra, algo bem útil para não misturar configurações.

Mais uma vantagem de optar por esta dica é que até mesmo outros programas, como o seu navegador, acabam tendo um perfil para cada usuário. Ou seja, você não correrá o risco de abrir o seu browser, por exemplo, e acabar mostrando os seus favoritos ou histórico sem querer.

Ative o modo Assistente de foco

Quando você usa o seu computador e tem diversos aplicativos instalados, é bem comum que eles comecem a mandar notificações para você. Elas até podem ser importantes, mas durante o compartilhamento da tela elas podem facilmente se transformar em distrações.

Leia também: Home office: saiba como proteger seu computador trabalhando de casa

Você viu?

Felizmente, para ocultá-las, o Windows 10 conta com um recurso nativo chamado de “ Assistente de foco ”, que pode ser ativado em suas configurações . Quando ele está ativado no Windows 10, você tem a possibilidade personalizar um horário para não receber notificações ou até mesmo definir quais apps podem ou não aparecer. 

Oculte os ícones da área de trabalho

Se por algum motivo a sua área de trabalho deverá ficar a mostra durante o compartilhamento de tela, uma boa ideia pode ser esconder os seus ícones e atalhos para evitar distrair os membros da reunião.

Esse processo é feito de forma bem rápida através do menu de contexto do Windows . Para acessá-lo, basta clicar com o botão direito do mouse em um espaço vazio da sua área de trabalho.

Leia também: Home office: veja 5 ferramentas de acesso remoto para usar no computador

Feche os programas desnecessários

Uma dica bem simples, mas também importante fica por conta de você fechar todos os programas que não são essenciais para a chamada. Além de evitar certas notificações , você não os deixará a vista na barra de tarefas do Windows, que sempre fica com uma aparência melhor quando está “limpa”.

Compartilhe uma janela específica

Outra dica preciosa se trata de um recurso presente em diversos programas de videoconferência como no Zoom ou no Teams . Ao invés de você compartilhar toda a sua tela, compartilhar apenas uma parte dela se o programa der a opção ou, melhor ainda, compartilhe apenas a janela do programa que você precisa mostrar.

Ao fazer isto, mesmo que você acabe abrindo outro programa no computador , apenas a janela selecionada para o compartilhamento será exibida durante a chamada.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!