Olhar Digital

Sede da Samsung em Amsterdam, na Holanda
Shuttersock
Sede da Samsung em Amsterdam, na Holanda


A Samsung anunciou nesta terça-feira (19) o lançamento do ISOCELL GN1, um novo sensor de câmera de 50 MP para smartphones . Segundo a empresa, este é o primeiro sensor que traz simultaneamente as tecnologias Tetracell e Dual Pixel, que prometem melhores fotos noturnas e foco mais rápido e preciso.

Tetracell é o nome comercial da Samsung para uma técnica conhecida como “Pixel Binning”. Basicamente, o sensor combina a informação luminosa de cada grupo de 4 pixels (em um arranjo de 2 x 2) e os trata como um só.

Você viu?

Assim, os pixels de 1,2 micrômetros do sensor se transformam em “super pixels” de 2,4 micrômetros, coletando mais luz e produzindo imagens melhores no escuro . É uma técnica bastante comum em smartphones modernos, especialmente os aparelhos com sensores de alta resolução com 48 MP, 64 MP, ou 108 MP.

Leia também: OnePlus 8 Pro tem visão raio X acidental; assista ao vídeo

Já a tecnologia Dual Pixel coloca dois diodos sensíveis à luz (fotodiodos) em cada pixel. A luz incide sobre cada um deles em ângulo ligeiramente diferente, e essa diferença pode ser usada para determinar rapidamente o foco da imagem usando o método de detecção de fase, também conhecido como PDAF (Phase Detection Auto Focus).

Um algoritmo desenvolvido pela Samsung permite que a informação de cada fotodiodo seja considerada individualmente, o que resulta em imagens interpoladas com resolução “comparável à de um sensor de 100 MP”, segundo a empresa.

Além disso, o ISOCELL GN1 tem recursos como Smart ISO, HDR em tempo real, estabilização eletrônica de imagem (EIS) e suporta gravação de vídeo em 8K a 30 quadros por segundo. A Samsung afirma que o sensor entrou em produção em massa “neste mês”, o que significa que devemos ver os primeiros aparelhos equipados com ele, provavelmente modelos da própria empresa, nos próximos dois ou três meses.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!